11 comidas que vão deixar o período menstrual mais feliz

Dê dois passos para trás quando der de cara com alimentos muito gordurosos.

 

Todas as mulheres sabem como é difícil lidar com a explosão de hormônios durante o período menstrual, mas você sabia que mudar sua alimentação pode fazer diferença?

A Cosmopolitan EUA conversou com alguns nutricionistas para nos contar quais alimentos podem ajudar a tornar esse momento do mês mais tranquilo.

 

1. Aveia

 

Fibras

(Reprodução/Cosmopolitan)

 

Aveia é um ótimo alimento para incluir no seu café da manhã caso você esteja no período de menstruação. Segundo a nutricionista Charlotte Stirling=Reed, isso acontece porque ela é rica em vitaminas B que ajudam a aumentar seu nível de energia e lutar contra aquela fadiga que bate durante o dia, sabe?

 

2. Frutas vermelhas

 

Frutas vermelhas

(Reprodução/Cosmopolitan)

 

O morango e a amora são ótimas opções para você transformar em um belo suco ou acrescentar como ingredientes em uma panqueca doce, recomenda Charlotte. Além dos altos níveis de antioxidantes, essas frutas contém vitaminas que são importantes para a função cerebral, protegendo as células do seu corpo e afetando positivamente o seu humor.

 

3. Peixe com óleo

 

Peixe com óleo

(Reprodução/Cosmopolitan)

 

O peixe é tido como um grande influenciador para o seu bom humor. “Ele possui gorduras saudáveis e contém proteínas, ferro e outras vitaminas e minerais que ajudarão a incentivar o funcionamento do seu corpo, melhorando seus sintomas durante a menstruação”, conta Charlotte.

 

4. Carne Vermelha

 

Carne vermelha

(Reprodução/Cosmopolitan)

 

Você deve ter uma ingestão poderosa de ferros durante sua dieta diária e a carne vermelha pode ser uma grande aliada nessa missão. Se você não está interessada nessa opção, frango, peru, ovos, nozes e lentilha podem ser uma opção.

 

5. Pão integral

 

Pão integral

(Reprodução/Cosmopolitan)

 

“Quando se trata de inchaço, não há muito que fazer durante o período menstrual, já que o corpo fica propenso a reter água”, diz Charlotte. “No entanto, você pode ajudar, certificando-se de que está bebendo muita água e ingerindo fibras, através de alimentos como os pães integrais e cereais fortificados, de forma controlada.”

 

6. Abacate

 

Abacate

(Reprodução/Cosmopolitan)

 

Uma boa notícia para os fãs de abacate: Dr. Linda Booth, residente do Pink Parcel, diz que o alimento é uma ótima opção para entrar na sua dieta durante esses dias. “Cheio de gorduras saudáveis, fibra, magnésio, potássio e vitaminas, o abacate ajuda a equilibrar seus hormônios. Alimentos ricos em fibras também podem ajudar a absorver e eliminar as prostaglandinas (produtos químicos para a dor)” – por isso, meio dia por dia pode até ajudar a manter as cólicas à distância. Quem sabia?

 

7. Abacaxi

 

Abacaxi

(Reprodução/Cosmopolitan)

 

A fruta contém bromelina, uma enzima que pode ajudar os músculos a relaxar, razão pela qual Linda recomenda para quem sofre de cólicas fortes durante a menstruação.  É aconselhável manter uma lata de abacaxi fresco no armário, tá?

 

8. Homus

 

Homus

(Reprodução/Cosmopolitan)

 

“O homus é feito a partir de grão de bico, azeite, limão e alho. Esses ingredientes são conhecidos por serem anti-inflamatórios e aliviarem a dor.”, recomenda Dr. Linda.

 

9. Vegetais verdes

 

Vegetal verde

(Reprodução/Cosmopolitan)

 

“A ausência de magnésio no corpo, especialmente nas mulheres, pode causar espasmos no útero e no tecido muscular liso do intestino. Isso pode contribuir para a dor e constipação durante a menstruação.”, conta Linda. Ela complementa dizendo que vegetais verdes, como o espinafre ou a couve podem ser ótimos parceiros para prevenir esse tipo de irritação no corpo.

 

10. Chocolate amargo

 

Chocolate

(Reprodução/Cosmopolitan)

 

Em casos específicos, o chocolate pode ajudar algumas mulheres na menstruação, no entanto, você deve optar pela opção amarga, que contém magnésio para aumentar sua energia, além de liberar endorfina para melhorar seu humor. Controle-se para comer apenas um par de quadrados por noite ou derreta-o com um leite quentinho.

 

11. Iogurte grego

 

Iogurte grego

(Reprodução/Cosmopolitan)

 

De acordo com Linda, mulheres com altos níveis de cálcio e vitamina D ficam menos propensas a ter TPM, “mas três porções de lácteos por dia ajudarão nessa questão.” O iogurte grego é cheio de cálcio e vitamina D, além de ter os mais altos níveis de proteína entre os produtos derivados do leite.  Caso você queira dar um up no iogurte, coloque algumas frutas!

 

 

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