6 situações em que a sua menstruação pode atrasar sem que signifique gravidez

Já não aguenta a ansiedade porque sua menstruação não desceu? Confira os diferentes fatores que influenciam diretamente no seu ciclo

1 – Excessiva perda de peso

Como em tudo na vida, os exageros sempre são prejudiciais e isto inclui a perda excessiva de peso. Se o seu índice de massa corporal é menor do que o recomendado, o mais certo é que deixe de ter períodos menstruais regulares. Além da anorexia ou bulimia, também o excesso de exercício físico pode estar prejudicando.

2 – Estresse

Se você está estressada ou sofreu algum acontecimento impactante na  sua vida, saiba que isso pode causar amenorreia hipotalâmica, ou seja, ausência de menstruação. O hipotálamo regula uma parte dos hormônios  resposáveis pela  sua menstruação e  é bastante suscetível de alterar-se quando está sob estresse. Se você está passando por uma fase difícil da sua vida e ainda por cima sua menstruação não desceu, relaxe. O mais certo é que sua menstruação desça quando estiver mais tranquila e não sentir tanta pressão.

3 – Irregularidade na tireoide

A glândula da tireoide está localizada no pescoço e é responsável pela regulação do metabolismo. Ela pode desregular-se de duas formas: por hipotireoidismo (provocado pela diminuição dos níveis de hormônios da tireoide no sangue) ou por hipertireoidismo (presença de níveis excessivos desses mesmos hormônios). Ambos alteram o organismo e podem originar a ausência de menstruação. É importante prestar atenção ao seu corpo. Se você notar outros sintomas anormais, é recomendável que consulte um especialista.

4 – Ovários policísticos

Não entre em pânico porque isso é comum entre jovens mulheres. Os ovários policísticos são causados por um desequilíbrio hormonal nos níveis de estrogêneo, progesterona e testosterona que podem alterar-se devido a múltiplos fatores. Essa alteração resulta no desenvolvimento de cistos nos ovários que  impedem a ovulação. De acordo com o nível de gravidade, os cistos podem impedir a menstruação ou fazer com que seu ciclo menstrual passe a ser irregular. Se isto está acontecendo com você, consulte um especialista para que seu corpo volte à normalidade.

5 – Doenças crônicas

A doença celíaca é um exemplo de doença crônica que consiste na intolerância permanente ao glúten do trigo, cevada, centeio ou aveia. Qualquer doença crônica que não seja devidamente tratada pode provocar estresse ao seu corpo e isso pode  atrasar a sua menstruação. Para que você se sinta mais segura, visite regularmente o seu médico.

6 – Métodos anticoncepcionais

A falta da menstruação pode estar relacionada com o método contraceptivo que você está utilizando. Cada corpo é diferente e, muitas vezes, a reação à mesma pílula, adesivo contraceptivo ou qualquer outro método difere de mulher para mulher. Seu organismo também pode se alterar se você parar de tomar a pílula, mas não se preocupe porque seu corpo se regulará em uma questão de meses. Se você notar algo estranho, não hesite em consultar um especialista.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s