Acorda, menina!

Uma inexplicável sensação de cansaço, moleza e falta de energia toma conta de você durante o dia? Veja o que pode estar por trás dessa vontade de dormir

É comum você sentir uma moleza e cansaço? Descubra o motivo
Foto: Getty Images

O açúcar das frutas

Tem coisa mais gostosa que devorar um cacho de uvas geladinho numa tarde quente? Apesar de refrescante, essa e outras frutas doces têm um índice glicêmico alto. “Em pouco tempo, esse tipo de açúcar, a frutose, se transforma em glicose e cai na corrente sanguínea. Com isso, há um pico de produção de insulina”, explica Mariana Klopfer, nutricionista de São Paulo. E é esse hormônio que faz você se sentir mole como gelatina.

Injeção de ânimo

Depois de se deliciar com as uvas, procure comer três nozes ou uma fatia de ricota. A primeira é grande fonte de energia e a segunda tem cálcio e fósforo (ajudam a compor as reservas energéticas).

Inverno artificial

Esta é para quem não está de férias: lá fora o sol está de rachar coco, enquanto no ambiente de trabalho o ar condicionado transforma o verão num inverno siberiano. O desconforto de passar frio por muito tempo atrapalha sua concentração e ainda deixa você exausta.

Injeção de ânimo

Se não dá para você mesma diminuir o ar, ou não há meios de o pessoal da administração se comover com suas súplicas por uma temperatura morna, movimente-se. Vai fazer o sangue circular e o corpo ficar aquecido. Em vez de trocar e-mails com a colega, que tal caminhar até a mesa dela?

Ombro camarada

Sua amiga terminou o namoro de cinco anos e resolveu alugar seu ombro para chorar as mágoas. Acredite: bancar a conselheira cansa. E como! Ainda mais se você se envolve demais na história, tentando encontrar soluções para ela. Ao se esforçar emocionalmente para cuidar dela, pode esgotar suas forças também.

Injeção de ânimo

No lugar de tentar resolver o problema da outra, apenas deixe-a desabafar. Ser boa ouvinte já é uma ajuda maravilhosa, com baixo gasto de energia.

Mala sem alça

Aquela bolsa cheia de badulaques que você leva para todo lado é outra vilã. Carregar muito peso de um lado só do corpo deixa as costas e os ombros sobrecarregados, e você inteirinha cansada.

Injeção de ânimo

Tire tudo o que há em sua bolsa, espalhe em cima da cama e analise item por item. Carteira, ok. Nécessaire básico (com gloss, máscara para cílios e blush), ok. Agora, álbum de fotos das férias, talão de cheques vazio, recibo de compra da farmácia… não precisam voltar para a bolsa, combinado?

Excesso de bebida alcoólica

Sentar numa mesa de bar com os amigos para curtir o ar fresco do fim de tarde é uma delícia. Só não exagere na bebida. “Se ingerir álcool em excesso, poderá amanhecer desidratada e com enorme fadiga”, alerta o dr. Paulo Olzon, clínico-geral e professor da Universidade Federal de São Paulo. A substância também perturba o sono, pois não permite entrar em estágios reparadores de descanso.

Injeção de ânimo

Contente-se com um ou dois drinques e tome bastante água antes e depois de beber. O líquido ajuda a diluir o álcool, diminuindo as chances de intoxicação e a famosa ressaca no dia seguinte.

Danos para a audição

Muita gente anda escutando o MP3 player em volume altíssimo. Resultado? “Por um período curto, a exposição ao ruído prejudica a audição temporariamente. Sendo freqüente, a lesão é definitiva”, explica o dr. Lupércio do Valle. Daí, quando quiser se concentrar para ouvir uma palestra, por exemplo, terá de se esforçar demais para entender o que está sendo dito, podendo se distrair e começar a bocejar.

Injeção de ânimo

A melhor maneira de saber se está exagerando nos decibéis de seu iPod é prestar atenção se, quando tira o fone, você tem a impressão de que as pessoas estão falando mais baixo. Se acontecer, diminua o volume.

Energia que vem e vai

Beliscos doces

Efeito instantâneo: o carboidrato presente em biscoitos, balas, é digerido bem rápido. Em poucos minutos, você recebe uma dose extra de glicose (e energia) e fica animada.

E depois: a grande quantidade de glicose em circulação fará com que haja um pico de insulina no organismo, e a reanimada inicial será substituída pela sensação de sonolência.

Cafeína

Efeito instantâneo: esse estimulante deixa os seus neurônios a todo vapor rapidamente, melhorando a concentração.

E depois: se enche seu café de açúcar refinado, o poder estimulante da cafeína pode ser parcialmente neutralizado. Isso porque a insulina entra em cena para digerir a grande quantidade de glicose, o que dá aquela moleza.

Soneca

Efeito instantâneo: tirar um cochilo é ótimo para dar um descanso aos neurônios, fazendo com que seu desempenho seja melhor no resto do dia.

E depois: se dormir 20 minutos durante o dia, você poderá acordar energizada. Agora, se passar disso, com certeza vai ficar com uma sensação de ressaca. E demorar para voltar a ganhar disposição.

Caminhada rápida

Efeito instantâneo: atividade física acelera o metabolismo, melhora a circulação sanguínea e ativa as áreas cerebrais relacionadas ao seu sistema de alerta.

E depois: dez minutos de caminhada são suficientes para deixar seu corpo ligadão por duas horas. O que não pode é querer gastar mais tênis do que seu preparo permite.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s