Memória ruim tem solução

Você não se perdoa por ter esquecido o telefone daquele gato ou a reunião mais decisiva para sua promoção? Calma, tem solução! Campeões brasileiros nessa área vão ensinar como deixar sua memória turbinada

Turbine já sua memória com dicas infalíveis
Foto: Getty Images

Temos uma boa e uma má notícia para você. A ruim é que vários fatores podem impedir que seu cérebro trabalhe a pleno vapor. “A hipertensão, por exemplo, costuma ser altamente prejudicial”, diz Ana Alvarez, especialista em linguagem e autora do livro Deu Branco – Um Guia para Desenvolver o Potencial de Sua Memória (Record). Ansiedade, stress, angústia por causa do excesso de informações e sono ruim também provocam lapsos. A boa notícia é que, do mesmo jeito que você malha o bumbum e outras partes do corpo para ficar em forma, dá para exercitar o cérebro e dominar truques a fim de manter seu poder de concentração e memorização tinindo.

Como instrutores, NOVA convocou três memoatletas habituados a enfrentar os mais variados desafios de fixação de dados. O professor de matemática financeira Alberto Dell’Isola, o analista judiciário Eduardo da Costa e o perito judicial Daniel Kossatz, que já representaram o Brasil no Campeonato Mundial de Memória, que acontece em Londres anualmente. Eles asseguram: para se lembrar de tudo que a interessa, basta adotar exercícios mentais bastante simples. Vamos, lá!

FANTASIA DO ELEFANTE ROSA

Alberto e Eduardo sugerem: se você quer mesmo ter uma supermemória, não se reprima. Solte a imaginação e crie histórias em um mundo de faz de conta. Imagens fora do comum (ilógicas ou inusitadas) tendem a causar impacto emocional forte e a permanecer mais tempo na mente. “É provável que você se lembre de uma situação mental envolvendo um elefante cor-de-rosa voando sobre o Cristo Redentor em vez de um ratinho cinza comendo queijo”, diz Eduardo.

AVENTURA NA PERFUMARIA

Se tiver de ir a uma, não leve a lista de compras! Construa um enredo surrealista usando como personagens os produtos que pretende adquirir. Digamos que precise de batom, rímel, hidratante corporal, perfume e condicionador. Basta imaginar que em um dos corredores você encontra um grande pote de hidratante. De repente a tampa se abre e, em vez de creme, jorra perfume. Você corre para não ficar encharcada, mas acaba tropeçando em milhares de tubinhos de rímel preto espalhados pelo chão. Então, perde o equilíbrio e literalmente voa. Sua queda é amortecida por um enorme frasco de condicionador. Toda lambuzada, vai até o toalete e aproveita para retocar o batom.

TRUQUE DO HUMOR

Agora, vamos supor que sua meta do dia seja realizar três atividades importantes: ir ao cabeleireiro, buscar uma roupa no conserto e fazer uma sessão de acupuntura. Pense em uma imagem substitutiva e bem-humorada para cada uma delas. Pode imaginar que as árvores perto do salão exibem cerdas em vez de folhas, Gisele Bünchen briga para ficar com o seu vestido ou as agulhas do seu médico começam a dançar assim que você liga o rádio do carro. Use as imagens que considera mais esquisitas para o seu gosto e dificilmente se esquecerá delas.

TRÊS PULINHOS

Quem nunca perguntou a si mesma se trancou a porta ou desligou o gás do fogão? “Essas ações são tão rotineiras que agimos no piloto automático”, explica Daniel Kossatz. Sugestão do memoatleta: crie ações compostas com os eventos que costumam deixá-la em dúvida. “Se sempre tende a voltar para conferir se fechou as janelas, bata palmas, assovie o trecho de uma música ou dê três pulinhos toda vez que cumprir a tarefa”, sugere ele.

QUE CENA ESQUISITA!

Precisou trocar alguma coisa de lugar, como as chaves do carro, ou estacionou em um shopping lotado? “Imagine associações extravagantes, pois são mais fáceis de lembrar”, ensina Alberto. Pense que Brad Pitt quer estacionar justamente na sua vaga, porque fica na letra A, de Angelina, ou ponha uma foto do seu gato na mesma gaveta onde guardou as chaves.

TÉCNICA DO ALFABETO

Para sair da saia-justa de não se lembrar de um nome (ele fica apenas na ponta da língua), os três magos da memória aconselham repetir pausada e mentalmente o som de cada letra do alfabeto, de A até Z, pois às vezes a palavra aparece num estalo; na hora em que disser a letra K, você pode recordar que o nome da moça é Karina, por exemplo.

NÚMEROS DE CELULAR

Para nunca mais esquecer o celular de um gato novo, converta cada um dos algarismos em uma imagem de forma semelhante a eles, sugerem Alberto e Eduardo. Por exemplo: 0 (rosquinha); 1 (lápis); 2 (cisne); 3 (bumbum); 4 (cadeira); 5 (gancho); 6 (ioiô); 7 (bumerangue); 8 (óculos); 9 (pirulito), 10 (o gordo e o magro). Sua memória, e seu futuro namorado, agradecerão!

Malhação cerebral

A especialista Ana Alvarez sugere mais estes exercícios fortalecedores de memória:

1. Coloque três moedas em um saco de papel, misture-as e, pelo tato, escolha a de 50 centavos. Passe os dedos sobre ela e imagine que você está vendo a diferença entre essa moeda e a de 1 real. Quando terminar de sentir as diferenças, diga-as em voz alta. Anote seus acertos.

2. Fale em voz alta, durante um minuto, o que você consegue comprar com 1 real e com 10 reais. Logo em seguida, fale, em um minuto, o que você consegue comprar com o valor da soma das cédulas. Procure se lembrar de tudo o que falou e anote.

3. Crie três colunas com 15 palavras cada uma. Leia as sequências e depois as repita na ordem inversa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s