Minha vagina está vermelha e dolorida. O que pode ser?

Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, responde às dúvidas mais frequentes sobre sexo e saúde.

Provavelmente você deve estar com uma vulvovaginite, que é o nome técnico que damos quando existe alguma inflamação na vulva e na vagina. Na grande maioria dos casos, estas irritações são causadas por infecções, sendo a mais comum delas, a famosa candidíase. A Candida albicans é um fungo que habita todo o trato digestivo e também vaginal, portanto, faz parte do nosso corpo, não é algo que pegamos de alguém. A queda da imunidade ou desequilíbrios da flora vaginal causados por antibióticos, calor ou stress, são fatores que podem levar à candidíase.

Existem também infecções bacterianas que podem surgir na vulva em decorrência de pelos encravados ou de pequenas glândulas sebáceas que se inflamam, gerando dor e vermelhidão no local. O desequilíbrio da flora vaginal também pode causar a proliferação de algumas bactérias que causam corrimento amarelado e odor fétido na secreção vaginal.

utra causa de vermelhidão e irritação nos genitais são as alergias e assaduras. Elas podem ser causadas por agentes irritantes que desencadeiam uma reação alérgica e também pelo uso de roupas apertadas e pelo calor.

Para evitar as vulvovaginites, tenha hábitos de vida saudáveis, já que uma boa imunidade conta muito na prevenção. Ter um hábito intestinal regular é outro ponto importante, já que boa parte da flora vaginal vem do intestino. Usar roupas arejadas e não permanecer com biquíni molhado são outros fatores importantes para a saúde vaginal.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s