O desafio do biquíni

Confira as dietas, tratamentos e exercícios que fizeram três leitoras emagrecer e modelar curvas em uma, duas e três semanas - sem milagres!

Três leitoras entraram em forma e nós contamos como
Foto: Fábio Heizenreder

LETÍCIA: 1 SEMANA PARA O BIQUÍNI

Assim como muitas outras garotas, Letícia é do tipo que deixa tudo para a última hora – inclusive o projeto de entrar no biquíni. Antes de partirmos para o plano de ataque, a pergunta que não queria calar: “É possível, em tão pouco tempo, afinar e reduzir medidas?” “Siiim!” foi a resposta em uníssono da nutróloga Cristiane Coelho; do coordenador técnico da academia Bio Ritmo, Thiago Moretti; e de Patrícia Camacam, esteticista e cosmetóloga do Emagrecentro. Confira o que esse trio de experts preparou para ela.

Dá-lhe fibras

“Pela correria e falta de tempo, as pessoas geralmente não tomam café da manhã, ficam horas sem se alimentar, exageram no açúcar e na gordura e ganham peso”, diz a nutróloga Cristiane Coelho, de São Paulo. “O ideal é jamais abrir mão da primeira refeição do dia, pois está comprovado que quem a prioriza faz melhores opções ao longo do dia e belisca menos.” A sugestão da expert é comer de quatro em quatro horas e investir em uma dieta à base de fibras. “Elas estão presentes em frutas, cereais, leguminosas, grãos e cereais integrais e são ótimas porque, além de ajudarem a controlar o apetite, diminuem a absorção de gordura e melhoram o colesterol”, explica Roberta Frizzo, nutricionista da Clínica Cristiane Coelho. Para acelerar o metabolismo e ajudar a eliminar líquidos, ela ainda incluiu chá-verde e chá-branco no cardápio de Letícia. “

Plano de enxuga

“Como o tempo é muito curto, sugiro investir mais na parte abdominal, onde geralmente há maior concentração e gordura e os resultados são mais visíveis”, explica a esteticista e cosmetóloga Patrícia Camacam. Foi o que aconteceu com Letícia, que perdeu 5 centímetros de barriga em sete dias! A especialista indicou uma sessão diária de uma hora e meia de duração. Os procedimentos foram intercalados, sendo realizados três em cada sessão.

Técnicas para 1 semana

Infrared: aparelho que emite ondas de infravermelho e faz um aquecimento profundo na pele para esvaziar as células adiposas.

Endermologia: massagem feita com equipamento que associa drenagem linfática e ultrassom. Ao estimular a circulação, elimina a gordura das células, reduzindo medidas e suavizando a celulite.

Intradermoterapia sem agulhas: procedimento não invasivo e indolor que ajuda a diminuir a gordura localizada e a celulite, além de tonificar a pele. Consiste na aplicação de uma alta concentração de substâncias liporredutoras, vasodilatadoras e regeneradoras, associada a uma pequena pressão realizada por aparelho que emite ondas.

Massagem modeladora: manobras rápidas e intensas, feitas com as mãos, que melhoram a oxigenação dos tecidos e ajudam na quebra das moléculas de gordura.

Ultrassom: esse aparelho de ondas melhora a oxigenação local, estimula a produção de colágeno e de fibras elásticas, o que aumenta a firmeza da pele e facilita a penetração de ativos cosméticos nas camadas profundas da derme.

Estimulação russa: eletrodos são colocados sobre o corpo e um estímulo elétrico faz com que a musculatura contraia com tempo e intensidade controlados.

Treino intensivo

Não se engane: uma semana de atividade física não faz milagre, sobretudo para quem não está acostumada a se exercitar, como Letícia. Mas sempre ajuda e é fundamental no processo de emagrecimento. “O treino deve ser baseado em modalidades aeróbicas para acelerar o metabolismo”, ensina Thiago Moretti. “Os exercícios localizados são básicos e complementares, apenas para aumentar a resistência e ajudar na queima calórica”, completa. Como o tempo é curto, o treino foi feito para academia, assim Letícia e as outras garotas ficavam sob vigilância. Se você precisa desse reforço para fazer ginástica, essa pode ser a melhor solução para obter um resultado rápido.

Terça, quinta, sábado e domingo: AERÓBICO

Uma hora alternando caminhada na esteira com picos de corrida e transport. Para não enjoar da rotina, o treino pode ser substituído por 1 aula de spinning de 60 minutos.

Segunda, quarta e sexta: AERÓBICO + MUSCULAÇÃO

30 minutos de caminhada na esteira ou bike. Já a série de musculação em aparelhos é a mesma nesses dias e trabalha o corpo todo: costas, ombros, peito, braços, abdômen, pernas e glúteos. Faça 3 séries de 8 a 16 repetições com intervalo de 30 segundos entre cada série.

LARISSA: 2 SEMANAS PARA O BIQUÍNI

Duas semanas é um prazo razoável para sentir mudanças na silhueta. Mas atenção: será preciso seguir a dieta à risca e pegar pesado na malhação e nos tratamentos localizados para que o metabolismo sinta diferença e trabalhe mais acelerado. “Sobretudo quando o corpo já está acostumado a passar por tratamentos para perder peso”, alerta o dr. Edson Ramuth, cirurgião plástico e especialista em medicina estética, do Emagrecentro. “Nesse caso, a saída é fazer um plano de choque.”

Carboidrato bem controlado

Se você é como Larissa, que adora doces, biscoito recheado, pão de queijo e massa, vai sentir a perda de peso rápido se restringir a ingestão desses alimentos. Restringir, não abolir. “O problema do carboidrato simples é que ele eleva rapidamente os níveis de insulina no sangue”, explica Roberta Frizzo. “Essa substância favorece o armazenamento de lipídeos [gordura] no tecido adiposo”, completa. “Se eu disser que não passei vontades, estaria mentindo”, confessa Larissa. “Mas pensava no resultado final e me controlava. Além disso, recorri a balas de colágeno quando sentia fissura por doces.” Chá-verde e chá-branco também foram indicados no cardápio. “A cafeína e os antioxidantes presentes nesses chás aceleram o metabolismo e ajudam a neutralizar os radicais livres”, diz Roberta. Outro alimento importante para o regime foi a aveia: rica em fibra solúvel, ajuda na saciedade e reduz a absorção de gordura. O cardápio de Larrissa tinha 900 calorias.

Plano de enxuga

Além de conseguir enxugar geral, em duas semanas também é possível modelar o contorno corporal. “Para isso, o melhor é lançar mão de tratamentos que quebrem as membranas das células adiposas para eliminar a gordura, reduzir o inchaço e esculpir as formas”, explica Patrícia Camacam, do Emagrecentro. Em Larissa, a especialista concentrou os procedimentos no abdômen, nos quadris, no bumbum e nas coxas. E nada de descanso. Ela fez sessões diárias de uma hora e meia.

Técnicas para 2 semanas

Termoslim: um gel à base de substâncias redutoras, como a cafeína, é aplicado nas áreas desejadas. Em seguida essas regiões são cobertas com um filme plástico e uma manta que emite ondas infravermelhas. O calor promove uma vasodilatação, que ajuda a combater gordura localizada e celulite.

Infrared: aparelho que emite ondas de infravermelho e faz um aquecimento profundo na pele para esvaziar as células adiposas.

Endermologia: massagem profunda feita com aparelho que associa drenagem linfática e ultrassom. Ao estimular a circulação, elimina a gordura das células, reduzindo medidas e suavizando a celulite.

Intradermoterapia sem agulhas: procedimento não invasivo e indolor que ajuda a diminuir a gordura localizada e a celulite, além de tonificar a pele. Consiste na aplicação de uma alta concentração de substâncias liporredutoras, vasodilatoras e regenadoras, associada a uma pequena pressão realizada por aparelho que emite ondas.

Massagem modeladora: manobras rápidas e intensas, feitas com as mãos, que melhoram a oxigenação dos tecidos e fazem a quebra das moléculas de gordura.

Ultrassom: esse aparelho de ondas melhora a oxigenação local, estimula a produção de colágeno e de fibras elásticas, o que aumenta a firmeza da pele, e facilita a penetração de ativos cosméticos nas camadas profundas da derme.

Estimulação russa: eletrodos são colocados sobre o corpo e um estímulo elétrico faz com que a musculatura contraia com tempo e intensidade controlados. O resultado é uma pele mais firme.

Treino intensivo

“Primeiro entram 30 minutos de aeróbico para aumentar o metabolismo e queimar calorias”, explica o professor Thiago Moretti. “Em seguida, uma hora de musculação intensa, que otimiza o gasto energético.”

Segunda a sábado: AERÓBICO + MUSCULAÇÃO

Aeróbico: 30 minutos de transport, bicicleta ou caminhada na esteira

Musculação: 3 séries de 12 a 15 repetições com intervalo de 30 segundos.

LÍGIA: 3 SEMANAS PARA O BIQUÍNI

Se você também tem cerca de 20 dias para eliminar os excessos, não precisa passar por tantas privações na dieta. E tanto a atividade física quanto os tratamentos podem acentuar muito mais suas curvas. “Por outro lado, a tendência é achar que cometer um pecadinho aqui, outro ali não vai fazer diferença, justamente porque se tem mais tempo”, diz o dr. Edson Ramuth. Portanto, muito cuidado para não cair em tentação!

Um pouco de tudo

A combinação de verduras, legumes, proteínas e carboidratos (especialmente os integrais, que aumentam a sensação de saciedade) é a base desta dieta. “O certo para não engordar é consumir de (quase) tudo, mas em pouca quantidade, e se alimentar a cada quatro horas”, ensina Roberta Frizzo. E, é claro, optando sempre por alimentos de baixa caloria. Lígia confessa que acabou fazendo uma reeducação alimentar, pois antes não tinha o hábito de comer tantos alimentos saudáveis e nem de fracionar as refeições. Além do cardápio saudável e equilibrado, de mil calorias, ela contou com chá-verde e chá-branco para dar uma acelerada no metabolismo.

Plano de enxuga

Gordura localizada insistente pode ser atenuada em três semanas, assim como celulite leve. “Basta associar métodos que aumentem o metabolismo local e, consequentemente, o esvaziamento das células adiposas”, diz Susana Feldmann, consultora estética da Onodera, em São Paulo. “A Lígia ainda leva outra vantagem: quase não tem flacidez e, assim, o tratamento responde mais rápido”, entrega a expert. Ela indicou sessões três vezes por semana, com duração de uma hora e meia cada uma, sendo realizadas as quatro técnicas todas as vezes.

Técnicas para 3 semanas

Endermoterapia: drenagem linfática e massagem modeladora feitas com sistema de vácuo e rolamento. O processo elimina toxinas e ajuda a quebrar as células gordurosas.

Massagem redutora: manobras com movimentos rítmicos e vigorosos, feitos com as mãos, ajudam a eliminar celulite e gordurinhas insistentes, dando uma boa melhora no contorno corporal.

Manthus: combina ultrassom e estímulos elétricos, que melhoram o sistema linfático para diminuir as células de gordura e toxinas.

Power shape: associa sistema a vácuo, laser e radiofrequência para ativar a circulação sanguínea, estimular a produção de colágeno e elastina e reduzir medidas.

Treino intensivo

A proposta do professor de musculação Thiago Poggio, a quem tem apenas 21 dias para entrar em forma, é perder gordura e aumentar a massa magra. Foi assim com Lígia, que seguiu uma rotina forte, composta de três treinos distintos. Em cada um deles foram trabalhados os diferentes grupos musculares, sempre intercalados com exercícios aeróbicos que variavam de média a alta intensidade. Cansava? Sim. Mas, como a própria Lígia disse, valia muito a pena sentir aquela dorzinha no corpo no fim do dia. Era missão cumprida.

Para não cair em ciladas

Nem pense em viver de folha de alface se quiser afinar rápido. Não funciona! O ponteiro da balança só vai abaixar se você comer de fora regrada e investir em alimentosque aumentam a saciedade.

Querer secar tudo ao mesmo tempo é roubada, não caia nessas promessas. Quando o corpo está cheinho e sem curvas, a solução é focar nos tratamentos liporredutores. Ao afinar, os contornos vão aparecendo automaticamente.

Em situações de emergência, fazer apenas uma sessão por semana é jogar dinheiro fora. Não entre nessa barca furada. Você vai precisar de algo mais intenso!

Quer perder a barriga? Insistir apenas nos abdominais não vai funcionar. Para baixar o ponteiro da balança em duas semanas, por exemplo, o segredo é praticar exercícios multiarticulares, ou seja, que trabalham o maior número de músculos possíveis em uma sessão.

Para perder gordura e aumentar a massa magra, nada de moleza! Os treinos precisam ser diários, de 5 a 6 vezes por semana. É assim que você pode conseguir um resultado realmente eficiente.

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