O que pode atrasar a menstruação, além de gravidez?

Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, responde às dúvidas mais frequentes sobre sexo e saúde.

 

Primeiro é importante entender as variações do ciclo menstrual. É considerado normal um intervalo entre duas menstruações variando de 20 a 45 dias. Quando vem antes ou depois deste período, é considerada uma irregularidade menstrual que precisa ser investigada. A maior parte dos problemas está relacionada com distúrbios hormonais que interferem no mecanismo da ovulação, ou bloqueando ou tornando este processo irregular, o que se reflete na alteração do ciclo menstrual. Precisam ser investigados, distúrbios na tireóide, aumento da prolactina, hormônio do leite, alterações metabólicas e a Síndrome dos ovários policísticos que é a alteração mais comum nas mulheres.

Existem mulheres que são muito regradas, que o atraso de um dia já pode indicar um sinal de alerta. O centro regulatório da menstruação fica numa área cerebral chamada hipocampo que também regula a menstruação. Portanto, um estresse importante, uma grande emoção, um trauma, podem ser motivo de adiantar ou atrasar a menstruação.

É importante entender que a menstruação regular é um sinal de que o mecanismo hormonal da mulher está normal e que se algo sair do “scrip” pode ser um sinal de alerta.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s