O tamanho do clitóris influencia no prazer?

Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, responde às dúvidas mais frequentes sobre sexo e saúde.

O clitóris é um órgão cuja única função é proporcionar prazer à mulher. Ele tem duas partes, a interna que se localiza atrás dos lábios vaginais, envolvendo o canal vaginal que correspondem aos tecidos eréteis e a glande que é a parte externa e visível.

A glande é recoberta por uma pele, o prepúcio, similar à glande do pênis e é, geralmente, do tamanho de uma ervilha. Na glande se concentram inúmeras terminações nervosas que são as responsáveis pelas sensações prazerosas quando há estimulação no local. O tamanho da glande é influenciado, principalmente, por fatores hormonais, sendo o estrogênio e a testosterona os dois hormônios que tem receptores no clitóris.

Quando a mulher passa por um estado de privação hormonal, como quando ela está há algum tempo na menopausa, o tamanho do clitóris diminui e fica mais difícil a percepção dos estímulos eróticos, levando a uma excitação demorada ou inexistente. Esta situação pode acontecer também em algumas mulheres que usam métodos contraceptivos hormonais de baixíssima dosagem hormonal por muitos anos.

A situação inversa acontece quando o clitóris recebe muito estímulo hormonal (geralmente de testosterona), ficando com a glande aumentada. Ao contrário do que se pensa, isto não significa ter mais prazer, já que o órgão pode fica muito sensível e doloroso com o simples toque da calcinha. Isto tem acontecido com frequência, pois o uso indiscriminado de androgênios para aumentar a massa muscular, pode levar a este efeito colateral.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s