Quais são as causas de coceira na vagina? 

Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, responde às dúvidas mais frequentes sobre sexo e saúde.

A vulva, que é a parte externa da genitália feminina, é composta por uma pele muito delicada e sensível, facilmente irritável. Roupas justas ou apertadas podem causar irritação, principalmente quando a mulher fica muito tempo sentada. Peças cujos tecidos são grossos e que não deixam o ar passar, provocando calor e retenção da umidade também podem produzir coceira, bem como ficar muito tempo com biquíni úmido. Se você tem estes hábitos e está tendo coceira, tente usar roupas mais largas e com tecidos leves que deixem passar a transpiração.

A alergia é outra causa importante de coceira. Em geral, pessoas que são alérgicas têm maior propensão a ter uma reação a um determinado tipo de tecido, absorvente com textura plástica, sabonetes e até mesmo amaciantes de roupas. Elas devem tentar identificar o agente causador de alergia e evitar o produto. O uso de sabonetes com o ph neutro e hipoalergênicos também devem ser adotados como hábito na higiene íntima.

Relações sexuais sem a lubrificação adequada da vagina ou várias relações seguidas podem gerar irritação e coceira na vulva. Por isto, é importante saber  o seu limite e também se conhecer para observar se está “pronta” para a penetração vaginal.

Infecções são outra causa de coceira, principalmente quando causadas por um fungo chamada Cândida albicans. Neste caso, a coceira é intensa, podendo gerar escoriações e inchaço na vulva. Geralmente, a candidíase vem acompanhada por um corrimento branco em placas, semelhante a nata de leite.  Quando há suspeita de infecção, a mulher deve procurar um ginecologista para ser examinada e tratada corretamente. Evite se auto medicar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s