Tenho cistite com muita frequência, o que pode ser?

Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, responde às dúvidas mais frequentes sobre sexo e saúde.

 A cistite ou infecção urinária é uma inflamação nas paredes da bexiga causada por bactérias. Na maioria das vezes, a infecção urinária não é causada por bactérias sexualmente transmissíveis, ou seja, não é uma DST. Geralmente, as bactérias que causam esta infecção vêm da região intestinal e penetram na bexiga por conta da relação sexual.  Os principais sintomas são: dor no canal da urina durante a micção, dor em baixo ventre, urina fétida, sangue na urina e nos casos mais avançados, febre, dor nas costas e mal-estar.

Algumas mulheres têm uma predisposição para cistites de repetição, é bem difícil identificar um motivo pelo qual isto acontece, podendo ser uma posição anatômica da uretra mais próxima da vagina, uma alteração da flora vaginal ou uma causa desconhecida. Quando acontecem com frequência, é importante sempre fazer um exame de cultura de urina para identificar-se a bactéria, tratar adequadamente com o antibiótico certo e para saber se é sempre o mesmo tipo que causa as infecções.

Pode ser necessário o uso de uma dose baixa do antibiótico todos os dias ou somente após as relações caso ocorram muitas repetições da cistite. Outra forma de se prevenir é sempre urinar após as relações sexuais, beber 2 litros de água por dia e consumir suco ou comprimidos de cranberry, esta frutinha ajuda na prevenção da cistite de repetição.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s