10 coisas que pessoas em relacionamento saudável e feliz fazem

A Cosmopolitan americana conversou com Jean Fitzpatrick, um terapeuta de relacionamentos de Nova York, para esclarecer como tornar o amor melhor para os dois.

 

1. Eles aceitam as diferenças um do outro

“Em uma relação íntima, o que parece um problema de comunicação, muitas vezes, é a dificuldade de aceitar que vocês são pessoas diferentes. Quando nos apaixonamos, terminamos as frases um do outro e mal podemos acreditar que encontramos uma pessoa que realmente nos compreende. Mas o que realmente requer trabalho em um relacionamento — e o que o mantém vivo — é criar um espaço emocional seguro no qual ambos conseguem se conectar autenticamente, como as pessoas que realmente são”.

 

2. Eles criam momentos em suas agendas para ficarem juntos

“Tirem um tempinho todos os dias para ficarem juntos — telefones fora do alcance e televisão desligada. Muitas vezes, os casais colocam seus relacionamentos em piloto automático. Passar um tempo junto é essencial, mas não no sofá, zapeando entre os canais da TV. O negócio é fazer algo divertido ou interessante ao lado um do outro, assim como faziam no começo do relacionamento: explorar uma nova área da cidade, cozinhar jantar juntos, tentar um novo esporte…”

 

3. Eles levam a sério conversas mais difíceis

“Os casais podem conquistar esse passo seguindo algumas regras: sem interrupções, escolher um momento certo para ter estas discussões sem ser no calor do momento e concordar em um ‘tempo’ durante a briga para que a pessoa não perca a calma”.

 

4. Eles usam críticas construtivas durante as brigas

“Em vez de falar sobre as suas ‘necessidades’ em uma discussão, compartilhe sua experiência interior com o seu parceiro. Por exemplo, se ele está sem atrasado, evite dizer ‘você precisa chegar no horário que combinamos’ e diga ‘quando você se atrasa, fico preocupada que vamos perder a nossa reserva do jantar’. Ele deve responder muito melhor nesta situação do que quando você o manda fazer algo”.

 

5. Eles consideram novas e melhores maneiras de trabalhar como um time

“Quando você está triste com um aspecto do seu relacionamento, é muito fácil apontar o dedo para o se parceiro e seus defeitos. É muito melhor você começar considerando o que você poderia trazer para a situação. O próximo passo é sentar com ele e refletirem juntos sobre o que os deixou tão bravos um com o outro. Geralmente, a fraqueza de uma pessoa está ativando a da outra e todo mundo sai perdendo. Por exemplo, uma mulher que está preocupada que o seu parceiro tenha perdido o desejo por ela, pode se afastar dele e dormir longe, evitando contato. Então, ele conclui que ela não está mais interessada nele e para de tentar, o que só confirma o medo original dela. Cada um deles está reagindo a atitudes do outro e ambos se sentem rejeitados. Se eles sentarem juntos e falaram sobre tudo, algo lindo pode acontecer”.

 

6. Eles tentam ser mais compreensíveis com seus parceiros

“Para ter conversas difíceis, vocês precisam estar calmos o suficiente para falar, em vez de gritar ou desabar. Técnicas auto calmantes é uma parte essencial da sua caixa de ferramentas do relacionamento. O que ajuda a te deixar mais calma? Exercitar-se regularmente ou fazer meditação. Quando você sentir que está muito estressada por algo do seu relacionamento, tente dar uma volta no quarteirão, entrar no banho, fazer respirações de yoga ou cozinhar algo gostoso. Combinem uma palavra de ‘tempo’ com seu parceiro, para que vocês possam esfriar a cabeça quando a briga fica muito pesada”.

 

7. Eles agem como uma fonte de apoio um para o outro

“Ir a eventos importantes do trabalho ou da família é uma forma de apoiar o seu parceiro. Escutar enquanto ele fala sobre uma conquista ou uma situação que envolve os amigos deles também. Pergunte! E não dê conselhos que não foram solicitados, mas não deixe de questionar se ele quer um”.  

 

8. Eles balanceiam o tempo juntos e o tempo com seus amigos e família

“Encontrar amizades e um significado fora do seu relacionamento ajuda você a se sentir melhor nele. Você precisa ter experiências para conversarem e entender que estar satisfeito não depende do seu parceiro. Com a vida corrida, é muito difícil ver casais balanceando o tempo, sem esquecer que um momento a sós também é importante”.

 

9. Eles se esforçam para manter a chama acesa

“Se vocês estão em um relacionamento há um tempo, acabam deixando de ser ambiciosos como um casal. Combinem que, durante algumas semanas, vocês vão deixar de transar por transar e explorar mais o corpo um do outro, para construir o prazer. Foquem em serem generosos com presentes pequenos, elogios e atenção”.

 

10. Eles valorizam e encontram formas de se conectar

“Mostre como valoriza algo que ele fez: uma mostra de bom caráter, uma conquista ou ele ter feito algo sem você pedir. Divida uma esperança ou um sonho — uma viagem para Bali no ano que vem ou um piquenique do parque no próximo final de semana. Escolher se conectar de uma forma mais significativa, vocês estão criando uma rede de confiança, o que ajuda a ambos se sentirem amados e seguros no relacionamento”. 

 

Fonte: COSMOPOLITAN EUA

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s