Afaste o fantasma da ex do seu namorado

O rapaz tem tudo para ser o homem da sua vida, mas a ex-namorada insiste em rondar o relacionamento de vocês. Veja como se livrar da assombração

Veja como se livrar da ex-namorada do seu gato
Foto: Getty Images

O gato é perfeito – exceto pelo fato de ter sido, antes, namorado de outra mulher. Bem, não dá para mudar esse fato. Afinal, todo homem carrega consigo um passado que inclui ex-namoradas e, às vezes, ex-esposas e até filhos. Isso não significa que as chances de felicidade entre vocês sejam menores. O problema só vira ameaça quando ela insiste em assombrar a relação, seja telefonando sem aviso prévio, invadindo os pensamentos dele, seja tentando uma reaproximação direta. Leia aqui o que fazer para detonar esse fantasma!

A EX QUE VIROU AMIGA

Juliana descobriu que Beto, seu novo amor, já tinha namorado uma garota da mesma sala na faculdade. Embora o rapaz não demonstrasse interesse pela outra, a moça telefonava sem parar. “Por causa dessa situação, passamos a discutir frequentemente”, conta. “Ele não tomava nenhuma providência para fazê-la se tocar”, acrescenta. Da última vez que atendeu a uma ligação da ex na casa dele, Juliana resolveu dar um chega pra lá na infeliz. “Perguntei: ‘Você não acha que está sobrando?'”.  Desse dia em diante, o fantasma sumiu!

COMO AFASTÁ-LA

Segundo a terapeuta Sônia Belotti, não dá para exigir que o parceiro apague da memória todas as mulheres que já passaram pela cama dele, pois fazem parte de sua história de vida. Mas, se alguma delas resolve ultrapassar os limites, realmente é preciso tomar uma providência. “Prolongar situações desrespeitosas e incômodas é ruim para a relação. Melhor chamá-lo para uma conversa franca”, aconselha. Aproveite a oportunidade para estabelecer o espaço que vocês darão a terceiros, incluindo os amigos e a família. “Deixar claro desde o começo o papel de cada um ajuda ver onde se pisa”, conclui.

A EX-NAMORADA RECENTE

Gabriela e Renato estavam no começo do namoro quando ele revelou ter terminado um relacionamento de seis anos dois meses antes. “Na mesma hora pensei em sair correndo, pois sei que demora até o coração ficar pronto para outra”, diz. O moço pediu uma chance e Gabriela aceitou. “Mesmo assim, levou seis meses até que me apresentasse à família”, lembra. “Ele dizia que tinha medo de magoar os pais caso nosso romance não desse certo. E engoli seco quando minha sogra me chamou, sem querer, pelo nome da outra”, conta.

COMO AFASTÁ-LA

Quando estamos apaixonadas, é normal ter medo de acabar com o coração partido. Mesmo assim, não se deve tentar prever o futuro com base no passado. “Se você prestar atenção, saberá se o cara está comprometido ou não com a nova relação”, diz o consultor de relacionamentos Sergio Savian. Por exemplo, demorar seis meses para apresentá-la à família é normal. Mas fugir do assunto sempre que perguntado é sinal de alerta. Para fazê-lo superar o antigo namoro, invista no presente. “Deixe claro como se sente feliz quando estão juntos e valorize os bons momentos da relação”

A EX OBCECADA

Na festa de fim de ano da empresa, Aline e Ricardo ficaram pela primeira vez, embora ambos fossem comprometidos. Romperam com seus respectivos e engataram um relacionamento que, nos primeiros dois meses, foi maravilhoso. Até a manhã em que a página de recados do Orkut de Aline apareceu lotada de mensagens ofensivas da ex. “Ela me xingava e dizia ser o amor da vida do Ricardo”, conta. Um dia, Aline atendeu ao telefone e uma voz do outro lado a ameaçava. Ela decidiu terminar o namoro. Logo depois, Ricardo voltou adivinhe só para quem…

COMO AFASTÁ-LA

Segundo a psicóloga Suzy Camacho, é difícil lidar com situações em que parceiros anteriores se desequilibram emocionalmente. “O melhor é não responder às provocações, pois isso demonstra que a outra parte está alcançando o objetivo de interferir”, diz. Para mandar esse fantasma de volta às profundezas, você precisará contar com a participação efetiva de seu querido. “Quando um homem não consegue dar um fim à perseguição da ex, está de certa maneira colaborando com esse comportamento”, diz Suzy. Ao perceber que o ex-namorado não pretende ceder à chantagem, a alma penada se afastará.

A ETERNA EX

Patrícia começou a namorar Vicente há cinco anos. Ele já estava separado da mulher, com quem tem uma filha adolescente. No entanto, como todo fantasma, Valéria não estava disposta a sair de cena – ligava sempre depois da meia-noite para pedir dinheiro ou falar sobre a menina. E a conversa durava no mínimo 40 minutos, tempo suficiente para deixar Vicente estressado e acabar com a noite. “Avisei-o de que ele estava prolongando uma relação conjugal e não havia espaço para mim”, conta Paty. A solução foi assinar logo o divórcio. “Com as regras de pensão definidas, Vicente conseguiu se impor”, diz, comemorando.

COMO AFASTÁ-LA

Quem sai de um relacionamento com filhos realmente se sente preso à situação por um bom tempo. “Acontece uma mistura de culpa pelo abandono e compaixão pela ex-parceira, que terá de tomar conta das crianças”, explica a terapeuta familiar Lana Harari. A melhor estratégia é evitar as cenas de ciúme e procurar não interferir para não ser acusada de egoísta. “Você pode falar sobre o que a incomoda e como se sente sem acusá-lo”, sugere Sergio Savian.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s