Conquiste o gato com ideias de marketing!

Aprenda a elaborar uma estratégia de impacto e conquiste o interesse e a fidelidade do seu homem!

Trace uma estratégia infalível para conquistar o gato de vez!
Foto: Getty Images

Defina seu target

No marketing, esse termo inglês – que quer dizer alvo – designa o consumidor. Já na sua estratégia a mira se volta para o gato que você quer conquistar. “É preciso conhecê-lo bem. Só assim conseguirá encantá-lo”, aconselha Luana de Moraes, que se especializou em marketing e vendas na Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla), Estados Unidos. Como é esse bonitão? De que forma ele se relaciona com as outras pessoas? Para traçar um mapa confiável, não se contente com observações superficiais. Vale descobrir se ele fuma, é vidrado em futebol e luta pelo meio ambiente… O que esse homem busca para si mesmo? Como demonstra ser emocionalmente? Faça a pesquisa de mercado mais completa que conseguir: aproxime-se, levante informações com o próprio e com os amigos mais chegados (procure aqueles que simpatizam com você!).

Foque as vantagens do produto

Com um bom conhecimento do seu target, é hora de começar a montar um plano de comunicação. Para saber o que vai divulgar, focalize os benefícios que o seu alvo busca em uma mulher. “Na campanha de lançamento de um carro, mais vale informar suas vantagens – que ele tem arranque potente e faz ultrapassagens seguras, por exemplo – do que descrever detalhes técnicos do motor”, diz Luana. O mesmo serve para a estratégia de conquista. “Não importa se você é loira ou morena, alta ou baixa. O que interessa é que vai proporcionar ao lindo justamente aquilo que ele procura. Pode ser segurança, carinho, crescimento pessoal, uma vida sem rotina… É esse desejo realizado, e não uma característica física sua, que favorecerá um relacionamento duradouro”, compara a especialista. Descobriu que ele tem uma queda por garotas intelectuais? Calma, não há necessidade de sair decorando milhares de informações – até porque a intenção é ser você mesma -, mas poderá mostrar que curte aprender coisas novas. O gato pensa demais em trabalho? Ele pode estar procurando alguém que não o atrapalhe e que o incentive e vibre com suas conquistas.

Tome posição de destaque

E qual o melhor canal para divulgar seus atributos? “Se o cara não é dos mais chegados em computador e só checa e-mails uma única vez por mês, esqueça as mensagens eletrônicas. Melhor telefonar ou até aparecer na frente dele por acaso”, exemplifica Luana. Outro ponto importante é propagar uma, no máximo duas bandeiras de destaque. Senão, o foco se perde. Isso significa que você não pode ser a linda-sexy-carinhosa-divertida-protetora-aventureira… Não tudo ao mesmo tempo! Você já sabe: seu principal diferencial deve ser ressaltado com base no que o seu paquera procura em uma mulher.

Derrube a concorrência

Uma rival saiu na frente e já conseguiu alguns pontos com o rapaz? “Não é motivo para você fugir da raia, perder as esperanças e desistir. Mostre que é melhor ainda, capaz de propiciar tudo o que ela oferece – e mais. Isso, no marketing, se chama valor agregado”, informa Luana. Digamos que o bonitão se derreta todo com um visual sensual, aí uma danada que parece mais rainha dos decotes sacou e está dando em cima dele. Seja sexy também e vá além: esbanje bom humor e alto-astral! “Mostre que é diferente da concorrência: explore as fraquezas dela e ofereça um benefício extra que o consumidor não espera. “Assim se torna mais atraente que a outra”, ensina.

Capriche na embalagem

A regra é a seguinte: o invólucro jamais deve destoar do que é o produto. Se ele é de primeira linha, não pode ter um pacote assim-assim. “Sua aparência é parte fundamental de seu marketing, já que é nela que o consumidor primeiro coloca os olhos. Portanto, deve passar a mensagem que você determinou.” Se a sua estratégia de comunicação ressalta que é uma mulher meiga e carinhosa, não seria coerente vestir-se como uma stripper. O mesmo vale se você quer comunicar que é uma garota descolada e moderna. Pode esquecer modelitos recatados.

Esqueça a propaganda enganosa

Se a sua intenção é construir uma imagem com base nos desejos do seu target, de jeito nenhum minta sobre você mesma. “Propaganda enganosa é a maior cilada. O consumidor pode até resolver experimentar, mas assim que perceber que foi ludibriado desenvolverá aversão, antipatia mesmo, e jamais repetirá a compra (no seu caso, nem cogitará um novo encontro)”, alerta Luana. “Nunca finja ser o que não é, caso contrário não conseguirá manter a história por muito tempo. E aí seu plano irá por água abaixo.”

Faça o plano funcionar

Um conselho de mestre: “Coloque seu time em campo sem se esquecer de checar os resultados parciais de quando em quando. Assim, poderá fazer os ajustes necessários de acordo com as reações do seu consumidor”, orienta Luana. Você mandou um e-mail e ele respondeu? Bom começo. Fez uma piadinha e ganhou uma gargalhada? Maravilha. E por aí vai. Seu objetivo é namorar o cara? “Talvez você leve tempo para atingir a meta final. Mas saberá que dispõe de um plano para guiá-la, que pode ser melhorado a qualquer momento. Afinal, estamos lidando com pessoas”, finaliza.

Limite justo

Na hora de traçar o plano de sedução, é preciso avaliar bem o orçamento. No marketing, ele envolve os recursos financeiros necessários para atingir o objetivo. Aqui, significa o que você está disposta a fazer para alcançar sua meta amorosa. Imagine que o cara viva nas baladas. Você está a fim de embarcar no circuito noturno? Estabeleça limites para não se desgastar demais”, sugere Luana. “Às vezes, conquistar um homem dá tanta canseira que você nem consegue curtir os resultados.” Trocando em miúdos, avalie se os fins justificam os meios para o seu marketing não ser furado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s