Saia da sombra do seu namorado

Sabia que fazer tudo para agradar o seu amor é a melhor forma de perdê-lo? Veja a importância de manter a sua identidade e ser amada como você é!

Anular a sua identidade por conta do gato é prejudicial ao relacionamento
Foto: Getty Images

Quantas mulheres ao seu redor deixaram de fazer o que gosta ou de sair com os amigos por conta de um novo namorado? Sim, isso é mais do que comum. Muitas se transformam em sombras do novo amor. O problema é que um certo dia, o príncipe encantado se cansa e dá um fora na mulher apaixonada. Onde será que ela errou? Simples: ela deixou de existir e caiu no erro de querer ser a namorada perfeita para ele. Ela se anulou. E ele perdeu o interesse.

“Quem assume esse papel, esquece uma verdade básica: é a nossa personalidade que atrai o outro e também faz com que nos sintamos atraídos”, explica o psicólogo Bjorn Lindstrom. Em geral, quando a relação acaba, as mulheres invisíveis logo culpam a si mesmas. É comum ouvir explicações como “Não devia ter me matriculado naquele curso” ou “Engordei e deu nisso”. Elas nunca responsabilizam o namorado. Segundo os psicólogos, portam-se assim porque “se acostumaram a estar do lado errado”.

Saia da sombra

O equilíbrio entre cumplicidade e autonomia é que torna a vida de um casal harmoniosa. Autonomia, nesse caso, significa permitir que cada um se manifeste como entidade livre, independente.  Você tem seus gostos e não nasceu grudada ao seu amor!

E mais: os jovens procuram uma companheira no verdadeiro sentido da palavra. Uma mulher que divida as despesas, seja amiga na hora que tiverem de tomar decisões e crie uma união baseada no apoio mútuo. Para esses homens, é mais importante sair com uma garota que curte uma conversa bem-humorada do que se amarrar numa bajuladora dos amigos dele.
São pessoas donas de si, que tornam seus relacionamentos interessantes. Alguém que sempre reprime seus desejos e necessidades e gasta todas as suas fichas com o amado acaba sendo um fardo. E eles se cansam!

Bjorn Lindstrom acrescenta: “As mulheres imaginam que o sexo masculino exige muito mais delas do que ocorre na realidade. Isso também é válido em relação à aparência física. A maioria dos homens prefere ter ao lado uma garota feliz e realizada a namorar uma imitação de top model. Tenha claro: eles não dão a mínima se a raiz de seu cabelo ficar um pouco mais escura do que o resto dos fios”.

Não banque a boazinha

Muitas meninas foram criadas com a noção de que só poderiam ser amadas se se tornassem “boas garotas” e “mulheres do lar”. Segundo os psicólogos, embora a sociedade tenha passado por mudanças radicais, ainda somos mais pressionadas que os rapazes a nos conformar com certos padrões de comportamento.

Os especialistas citam outra armadilha que sustenta a fachada perfeccionista. Trata-se da insegurança feminina. Se uma mulher não se dá valor, vai chegar ao extremo de querer apenas agradar, pois não admite a possibilidade de ganhar afeto e aprovação por seus méritos. Essa atitude é autodestrutiva. Enquanto a relação durar, a namorada-sombra acreditará ser amada por suas ações e nunca por ser a pessoa que é.

Resumo do nosso debate: cumplicidade é fundamental e gera alegria no casal. Por isso, encha de carinho seu companheiro, desde que haja a recíproca. Dê a você (e a ele) espaço para errar, viver e experimentar na medida. Acima de tudo, nunca esqueça quem você é, o que você merece.

Afinal, você é uma namorada sombra?

Faça o teste a seguir. Se você responder afirmativamente a três ou mais destas questões, mau sinal. Sua tendência a se anular para inflar o ego do namorado é forte e você pode se dar muito mal! Cuide disso já!

1. Você capricha no visual sempre que ele está por perto?

2. Você trata com afeto todos os amigos dele?

3. É você que compra os presentes para a família de seu namorado?

4. Nos fins de semana, ele tem sinal verde para escolher o programa?

5. Seu gato é o rei do controle remoto?

6. Você malha na academia unicamente para agradá-lo?

7. Você prepara os pratos de que ele mais gosta, abrindo mão de seus preferidos?

8. Você aboliu o ciúme para evitar que o barco balance?

9. Você se dedica a uma sessão de carinhos eróticos, mesmo quando gostaria de ver tevê?

10. Seu maior medo é que ele se apaixone por uma garota mais bonita, mais divertida, mais inteligente que você?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s