Viciadas em compromisso

Assim como tem gente viciada em chocolate, tem viciada em compromisso. Como pode? De acordo com os especialistas, essa é uma mania cada vez mais comum nos tempos modernos

É cada vez mais comum ver mulheres que não conseguem ficar sem namorado
Foto: Getty Images

Nem mais um dia de solteira

Jennifer Lopez é daquelas que engatam um relacionamento no outro. Olhe para trás e veja quantos namoros você emendou nos últimos anos. A advogada Julia Almeida, de 28 anos, confessa substituir um amado por outro desde os 16. “O que posso fazer? Sempre surge alguém interessante…” O rosto de porcelana, a inteligência e outras qualidades da carioca podem ajudar, mas será que é esse o motivo de a moça não passar um dia sem companhia? O mesmo acontece com a estudante Beatriz Oliveira, de 26 anos. “Nunca fico sozinha”, diz. “No entanto, minhas relações são tão rápidas que, se não tenho alguém, costumo dizer que ainda não estou namorando.” Nos últimos quatro anos, ela já emendou seis relacionamentos, que variaram de um ano e meio a dois meses. “Quando um está esfriando, começo a olhar para os lados. Minhas amigas marcam na folhinha quantos dias meu futuro ex tem de sobrevida”, confessa.

Engate não tão perfeito

Quer dizer que ser namoradeira se tornou um pecado capital? Não é bem assim. Até porque, cá entre nós, quem não gosta de andar de mãos dadas e dormir de conchinha? De acordo com os experts, o problema é não suportar ficar sozinha. “Algumas mulheres não conseguem encarar o fim de uma relação”, diz a psicóloga Étila Ramos. “E despejam as expectativas e o afeto que eram dirigidos ao ex-parceiro em cima de um novo alvo. Se o ciclo se repete, correm o risco de passar a viver uma eterna busca – já que, no fundo, o que querem não pode ser preenchido por um homem. É algo a ser encontrado dentro delas próprias”. Em outras palavras, o caminho não é arranjar namorado, e sim investir no autoconhecimento.

Medo de si mesma

O que pode existir de tão assustador em passar alguns meses olhando para o próprio umbigo antes do novo affair? A fisioterapeuta Luciana Sabóia, de 37 anos, não gosta nem de pensar. “Moro sozinha desde os 17 anos, mas confesso que sinto pavor de dormir desacompanhada”, assume. “Quando não tem ninguém por perto, vem à tona uma série de demônios internos. Minha solução é arranjar um namorado para me ocupar e não olhar para mim mesma”. No entanto, a psicóloga Eveline Ribeiro alerta que não são só as dificuldades internas que levam algumas garotas a buscar sempre um par. “Temos de lembrar que, historicamente, estar namorando é ser bemsucedida do ponto de vista afetivo. Representa segurança e a possibilidade de ter a própria família”.

Final feliz

Como passar longe dessa armadilha emocional? Maggie, a personagem de Julia Roberts em Noiva em Fuga, precisou dar um tempo para redescobrir características da sua personalidade antes de encontrar um amor digno de subir ao altar. O mesmo aconteceu com a atriz Jennifer Lopez, que só conseguiu sossegar ao lado do cantor Marc Anthony quando fez uma pausa depois de casar com o modelo Ojani Noa, namorar o rapper Puff Daddy, casar com o bailarino Cris Judd e noivar com o ator Ben Affleck, – tudo isso sem recuperar o fôlego. “Estar em boa companhia, mesmo que sozinha, é a chave para a felicidade”, aposta Étila.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s