Tô Frito! Um livro cheio de aventuras que deram errado na cozinha

Pensou que quem sabe cozinha não erra não tem problemas na hora de preparar os pratos? Se enganou!

Você não precisa gostar de cozinhar para curtir livros que fale de culinária. E essas obras nem precisam ser só de receitas. Elas podem contar histórias, fazer com que tenha lembranças da infância, despertar desejos gastronômicos… Basta saber escolher a certa para levar pra casa.

Eu, como uma amante de cozinha que come mais do que prepara, fico encantada toda vez que me deparo com um livro de lembranças (ou receitas) que estejam envolvidos com esse cômodo da casa. Passei (e ainda passo) boa parte da minha vida sentada a mesa vendo minha mãe cozinhar.

O livro Tô Frito! – Uma coletânea dos mais saborosos desastres na cozinha, de Luciana Fróes e Renata Monti, fala bem sobre isso: lembranças. A diferença aqui é que não estamos falando de momentos nostálgicos, e sim, de pequenas tragédias gastronômicas que aconteceram na cozinha dos chefs mais renomados do país, como Alex Atala, Rogério Fasano e Claude Troisgros, por exemplo.

Você sabia que o restaurante D.O.M inaugurou sem fogão? O gás não foi instalado a tempo. Teve chef que recebeu ingrediente errado, teve aqueles que perderam parte da receita no caminho de uma festa e quem derrubou uma panela inteira de molho escada abaixo minutos antes de precisar servir os pratos. Ah, falei dos legumes que congelaram depois de prontos por causa do frio que fazia em Nova York? É amiga, a gente pensa que passa perrengue na cozinha quando erra o sal, queima o arroz e descobre no meio da receita que falta um ingrediente. Só que enquanto em casa dá para pedir uma pizza, essa galera precisa se virar nos 30 e salvar eventos, aberturas de restaurantes e festas!

Enquanto eu ria com as histórias, não conseguia evitar pensar o desespero que esses profissionais sentiram diante de situações como essas. Ainda bem que no fim dá tudo certo.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s