28 de junho: por que hoje é Dia Internacional do Orgulho LGBT

Dia de se orgulhar das conquistas e de pensar que ainda há muito no que avançar.

O dia 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT. A data será lembrada por milhares de pessoas em todo o mundo através de paradas e mobilizações. E ela é celebrada desde 1969. Naquele ano, em Nova York, os frequentadores de um bar chamado Stonewall Inn (que existe até hoje), reagiram e fizeram um levante contra a violência policial, já que o local era alvo constante de batidas. A ação contra a perseguição feita a gays, lésbicas e trans foi tensa e durou mais duas noites. Em reação a isso, mais de duas mil pessoas foram às ruas protestar contra prisões e espancamentos. Foi tão marcante este movimento que, no ano seguinte, foi feita a primeira parada do orgulho LGBT.

 

Parada do Orgulho LGBT

2017: A Parada do Orgulho LGBT, em São Paulo, reuniu 3 milhões de pessoas. (Victor Moriyama/Getty Images)

 

Muitos anos se passaram até chegar ao cenário que temos hoje em que todo o mês de junho é dedicado ao orgulho. E esta mobilização tem muita importância, já que os números que retratam a violência contra os gays ainda são chocantes. Segundo relatório do pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), a cada 25 horas, uma pessoa LGBT é assassinada no país – nos primeiros quatro meses do ano foram 117 mortes tendo como causa a orientação sexual. O ano passado foi considerado o mais violento desde 1970, com 343 pessoas mortas. E ainda há lugares em que pessoas são podadas e não podem, por lei, assumir a orientação sexual. Ter um parceiro do mesmo sexo é considerado crime em 76 países do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (ILGA). Nestes lugares há punições que vão de prisão à pena de morte.

Estes dados assustadores reforçam que devemos olhar para a causa com mais carinho em junho e em todos os meses do ano, pois nós todos temos, sim, muito a ver com isso.

 

Fontes: Anistia Internacional, ILGA e GGB

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Esse dia tem que ser de mobilização mesmo. Não só o dia, como
    o mês inteiro. Juntos vamos levar respeito à diversidade para o mundo! Falando nisso, viram esse vídeo L A C R E do Governo de Minas Gerais?
    Ficou do babado. https://facebook.com/governomg/videos/1624118654307725/

    Curtir