5 dicas para descobrir qual é o emprego dos seus sonhos

Não tenha medo de mudar, muito menos de arriscar. Se você ainda tem dúvidas sobre quais são os rumos da sua vida profissional, confira as dicas que vão te ajudar a descobrir qual é o trabalho perfeito para você.

Foto: Divulgação/Série “New Girl”

1.    Trace uma estratégia

No livro “Manual da CEO – As estratégias essenciais das mulheres bem-sucedidas”, as autoras Sharon Hadary e Laura Herderson discorrem sobre as metas que você tem que ter para alcançar uma posição de sucesso, ou então, um emprego que você ame! Entre elas estão o controle do seu destino sem se esquecer da sua vida pessoal. Ou seja, defina sucesso nos seus próprios termos com base em seus valores e paixões.


2.    Tudo está ao seu alcance

Deixe de ser pessimista e foque naquilo que você quer. Não se limite a aceitar somente aqueles empregos que seus pais ou seus amigos têm. Se você sente que deve arriscar para algo novo, pesquise e vá atrás. Um ponto negativo sobre o atual cenário do sistema educacional é que não temos contato com diversos tipos de profissões. Você pode querer ser skatista profissional, a escola pode até te incentivar, mas você não sabe qual é o trajeto para chegar lá. Portanto, dê espaço para a criatividade e não deixe que ela se perca no meio do caminho.


3.    Foque nas suas qualidades

Pense no que você pode fazer de diferente, de melhor. Ou quais são as suas habilidades. A partir do momento em que você consegue identificar em que se destaca, consegue afunilar o caminho para aquilo que você quer. Tire um tempo para tomar nota de tudo o que você faz bem ou gosta de fazer. E depois estude quais são as possibilidades de trabalho relacionadas a essas áreas sem se esquecer de buscar também se aprimorar em suas qualidades.


4.    Nunca diga nunca

Diga ainda não! Você pode não ter encontrado a sua vocação aos 39 assim como pode não ter conhecido o amor da sua vida. Portanto, se você não encontrou aquilo que procurava acrescente a palavra “ainda” ao seu vocabulário. “Ainda não descobri no que sou boa”. “Ainda vou saber mais sobre determinado assunto”. Essa atitude te ajuda a ganhar mais confiança e motivação para encontrar o caminho certo dentro da sua carreira.


5.     Faça diferente

Deixe a sua cabeça livre de preconceitos. Se você quer trabalhar em um lugar onde só estão empregados homens brancos engravatados não deixe que essas diferenças te desmotivem. Segregar pessoas por carreiras inibe a sua criatividade e te desmotiva a encontrar soluções. Muitas vezes, seu diferencial é o que vai fazer de você valiosa. Se você se sente confiante e está confortável consigo mesma, vá em frente e não tenha medo arriscar! Lembre-se que não é possível ter grandes ambições se você é uma pessoa pequena. Por isso, pense grande e faça diferente mesmo que os outros digam o contrário.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s