5 habilidades para ter sucesso profissional

Saiba quais as diferenças entre a executiva bem sucedida e a profissional regular

5 habilidades para ter sucesso profissional

Preste atenção nas coisas que já 
existem e pense em uma forma 
diferente de fazê-las
Foto: Getty Images

Ter (muito) sucesso no trabalho. E viver em um mundo mais justo e seguro para todos. Interessada? Pois isso é possível, segundo o psicólogo Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas. Depois de refletir sobre os rumos que a sociedade e o planeta estão tomando, ele lança o livro Cinco Mentes para o Futuro (Bookman) para ajudar você a se destacar nos competitivos dias atuais e garantir uma conta corrente polpuda. Comece agora a desenvolver as cinco habilidades mentais que vão turbinar seu cérebro e garantir o futuro com que tanto sonha.

 

Habilidade 1 – Aprender de verdade

Você já sabe que, para ser uma mulher de sucesso, não pode parar de estudar. Faculdade, pós-graduação, MBA, cursos de extensão são sempre bem-vindos. Mas engana-se quem pensa que encher o caderno de anotações e enlouquecer tentando guardá-las na cabeça para fazer jus ao investimento é a melhor forma de assimilar o conteúdo estudado. Mais do que decorar dados, fórmulas e regras, é preciso, com base neles, conseguir pensar, raciocinar e chegar às próprias conclusões. Ou seja, desenvolver uma mente disciplinada. Gardner sugere uma tática para fixar qualquer tipo de conteúdo: abordar o tópico de várias formas (quem não aprendia mais rápido quando o professor explicava o mesmo assunto de diversas maneiras?). Também é essencial se envolver e buscar mais e mais informações no seu dia a dia. É o caso da médica que entra constantemente em sites científicos para se aprimorar ou do escritor que lê qualquer texto que caia em suas mãos – seja da embalagem de pasta de dente, seja do folheto imobiliário. Mas o psicólogo faz dois alertas: 1. não é para ficar obsessiva e se tornar especialista por simples vaidade, só para aparecer; e 2. nem cair na tentação de querer absorver um tema de uma tacada só – o tempo é seu aliado!

 

Habilidade 2 – Guardar o que interessa

Pela manhã, você lê sua revista favorita, abre o jornal na internet, participa de reuniões importantes com a chefia, faz aula de espanhol na hora do almoço, assiste a uma palestra com um profissional inspirador e à noite ainda devora páginas do best seller do momento. Impossível absorver tanto conhecimento, não é? E nem tudo será relevante para o seu sucesso. Por isso mesmo, a segunda habilidade que sua mente precisa desenvolver é de síntese, para escolher o mais importante de cada informação. Vale tentar resumi-la numa frase, listar os tópicos principais… Com isso, enxergará melhor o todo e se sentirá mais apta a aceitar desafios complexos, como propor uma mudança no setor onde trabalha. Já imaginou quanta gente terá de escutar e quantos dados reunir antes de tirar uma conclusão? E não é só. Ter a mente sintetizadora também ajudará na hora de se preparar para uma reunião, elaborar a defesa de um processo judicial, imaginar a solução para o problema dentário de um paciente…

 

Habilidade 3 – Ver o que ninguém vê

Depois de desenvolver as duas mentes anteriores, você estará munida de informações para ir além. E turbinar sua mente criadora. Comece olhando para o que já existe e pensando numa maneira diferente de fazer. ”Em nossa sociedade global, a criatividade é buscada, cultivada, valorizada”, assegura Gardner. ”Embora a maioria das inovações venha a ter uma vida curta, aquelas que tratarem de uma necessidade urgente irão se difundir muito rapidamente e durarão muito”, explica ele. Exemplos? A internet, o celular… Quer ter um milhão de idéias? Vale começar a propor questões que nunca levantou antes, evocar formas inéditas de pensar, chegar a respostas inesperadas, tentar se manter um passo adiante. Mas não basta inventar por inventar. É preciso colaborar com algo útil, interessante, aprovado pelo seu público-alvo. Agora, se os aplausos não vierem de cara, nada de desistir. Quem é criativo não se apavora frente aos problemas. Enxerga-os como desafios.

 

Habilidade 4 – Viver bem com os outros

Dia sim, outro também, você critica o modo como certa colega trabalha? Não suporta a equipe do projeto concorrente? Hora de rever seus valores e ativar sua mente respeitosa. Em vez de ignorar as diferenças ou se irritar com elas, tente entender os outros e trabalhar de forma eficaz com eles – isso também é ficar em dia com os conceitos de sustentabilidade. ”Em um mundo em que estamos todos interligados, a intolerância e o desrespeito não são mais uma opção viável”, alerta Gardner. E sua bondade deve começar consigo mesma, na hora de aceitar seu tipo físico, seus pontos fracos… ”A mente respeitosa ajuda a conviver e produzir com seus pares, supervisores, funcionários, independentemente de sua origem e situação, e a desenvolver a capacidade de perdoar”, ensina o psicólogo.

 

Habilidade 5 – Agir com dignidade

Olhe para o espelho e pergunte: ”Aprovo a forma como venho trabalhando?” Esse exercício pode dizer se você caminha para ter uma mente ética – a quinta habilidade para ser uma mulher de (sustentável) sucesso. Ética tem tudo a ver com buscar motivação verdadeira, acreditar no que faz e pensar mais nas conseqüências que suas atitudes trarão aos outros (sem medir esforços para ajudar quem precise). Uma profissional assim não deixará que nada abale seus princípios. Aliás, não passa por cima deles mesmo quando poderia tirar alguma vantagem pessoal (é o caso da arquiteta que sugere uma boa loja, mesmo sem receber comissão). Rejeita qualquer forma de jeitinho. Vê um sentido maior em seu trabalho ao agir de forma generosa para a melhoria da vida de todos. E certamente será recompensada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s