7 erros que você sempre comete no WhatsApp e precisa parar

Chega de mídias baixadas automaticamente e dificuldade para mandar mensagens.

1. WhatsApp não está conectando à internet

 

O aplicativo depende da internet para funcionar, certo? Se ele não conectar, dê uma olhadinha se você consegue acessar à Internet por outro meio, como abrir o navegador e ver se outros sites abrem.

Se o WhatsApp só está funcionando com Wi-Fi, mas não por dados móveis, ou seja, o 3G, você precisa conferir se os dados estão ativados para o aplicativo.

Para isso, acesse Ajustes > Celular, procure por “WhatsApp” e veja se está habilitado. Já se o app não funcionar via Wi-Fi, desconecte e conecte novamente.

 

2. A mensagem de confirmação não chega

 

Quando você instala o WhatsApp, o aplicativo manda uma mensagem de confirmação para o número que você cadastrou.

Caso você não receba essa mensagem, dê uma checada se o número digitado está com o código do Brasil, no caso o “+55”, seguido do código de sua cidade, como “11”, no caso de São Paulo.

Já se o número do telefone estiver certo e, mesmo assim, a confirmação não chegar, tem como para o aplicativo fazer uma ligação para o número, ao invés de enviar um SMS com o código.

 

Gif celular

(Reprodução/Giphy)

 

3. As notificações não chegam

 

Se o celular estiver conectado, mas as notificações não chegarem, confira nas preferências do celular se elas estão ativadas.

Para isso, vá em Ajustes > Notificações, abra a aba “WhatsApp” e veja se a opção “Permitir notificações” está verdinha.

 

4. Contatos não aparecem para iniciar conversa

 

Os contatos que você tem no celular e usam o WhatsApp, vão aparecer automaticamente no aplicativo para iniciar uma nova conversa, ok?

Para que você tenha acesso aos contatos, é preciso dar uma autorização, que acontece assim que você baixa. Se em algum momento da instalação isso for negada, o WhatsApp não terá acesso aos contatos e não poderá exibi-los para iniciar conversas.

Caso esteja acontecendo esse problema, abra as configurações de privacidade e ative a permissão. Vá em Ajustes > Privacidade > Contatos e autorize o WhatsApp. E, claro, caso nada dê certo, dê aquela checadinha pra ver se você salvou o número certo, tá?

 

Gif celular

(Reprodução/Giphy)

 

5. WhatsApp não faz download de fotos e vídeos

 

O download das mídias só pode ser feito se você estiver concetado à Internet. Se o telefone estiver conectado, mas não baixar as fotos e vídeos, veja se o aparelho tem memória suficiente para armazená-los.

Já se o celular tiver memória disponível e ainda assim não for possível fazer o download, verifique se a data e hora do celular estão corretos, isso pode influenciar.

 

6. Celular não instala o WhatsApp

 

Para que o download e a instalação do WhatsApp funcionem, é preciso que o aparelho esteja conectado à Internet, como a maioria das outras funcionalidades.

Se o celular estiver com conexão e o arquivo não estiver sendo baixado, confira se há espaço suficiente no telefone para instalar.

 

GIF celular

GIF celular (Reprodução/Giphy)

 

7. As mídias estão sendo baixadas automaticamente

 

Quando você faz parte de muitos grupos com muitos amigos, o download automático de mídias pode ser um inimigo do consumo de internet e de memória, né?

Para evitar surpresas relacionadas ao consumo de dados, é possível desativar o download automático na rede 4G.

Abra o WhatsApp, vá em Ajustes > Uso de dados e armazenamento, e escolha “Wi-Fi” em Fotos, Áudio, Vídeos e Documentos, para que esses arquivos só sejam baixados automaticamente no Wi-Fi.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s