Conheça a história de Fiamma Zarife, diretora-geral do Twitter

Ela construiu sua carreira com muita inquietude e curiosidade.

“Você só sonha com aquilo que vê. Quero mostrar que dá para sonhar e fazer. Enquanto puder inspirar novas lideranças, farei.” Foi assim que a Fiamma terminou a conversa com a COSMO. A publicitária com 12 anos de experiência na área de telecomunicação teve uma carreira marcada pela sua vontade de mudar.

Quem vê Fiamma hoje como diretora-geral do Twitter nem imagina que seu primeiro emprego foi na… Petrobras! “Fui estagiária por 11 meses. Saí de lá para trabalhar no Banco Boa Vista. Entrei na área de marketing, mas, cerca de um ano e meio depois, em 1995, começou a se falar de internet. Sempre tive o perfil curioso, e a inovação norteou minha carreira”, diz. Por isso, quando ninguém queria fazer um projeto sobre algo ainda desconhecido, ela foi lá e fez. Por se dedicar ao novo, Fiamma encontrou resistências em seu caminho. “Você precisa ser persistente. Dificuldades teremos várias, principalmente em inovação. Tem que acreditar no projeto, no seu potencial e não desistir. Ouvi muito ‘é impossível’.” Na época em que criou o site do Banco Boa Vista, Fiamma era analista. Sua dedicação foi reconhecida e ela outras empresas a chamaram para trabalhar. Ela passou por mais dois lugares, rapidamente, antes de dar uma paradinha: a ATL, por um ano e meio e a TIM Net, por seis meses.

Aos 29, veio uma pisada no freio durante sua passagem pela Oi, onde ficou por sete anos. Era a primeira vez que comandaria uma equipe. “A empresa era muito inovadora, tinha uma veia criativa forte e eu pude dar vazão ao meu lado ousado”, conta. A vida profissional de Fiamma avançou e a sua pessoal também. Foi, inclusive, promovida quando estava grávida. “Meu chefe anunciou para a equipe que eu seria promovida. Mas ele não sabia que eu estava esperando uma filha”, conta. Por isso, foi conversar com ele. “Jamais faria hoje o que fiz na época, que é perguntar se meu superior queria rever a minha promoção. Vejo que muitas mulheres se boicotam quando estão pensando em engravidar”, diz. Ele não voltou atrás.

Como ela não para nunca, um novo convite fez seu lado inquieto despertar: deixar o Rio de Janeiro e vir para São Paulo ser diretora da Claro. “Quando me ligaram, não aceitei. Meu marido era autônomo e me apoiou na mudança. Tomamos uma decisão como família”, diz. E o frio na barriga da mudança não veio só por causa do novo endereço. “Foi uma superpromoção. Um passo bem importante, já que eu iria comandar uma equipe de 40 pessoas.” Cinco anos se passaram e a vontade de mudar surgiu de novo. Era hora de deixar o ramo de telecomunicações após 12 anos. Alô, Samsung, aí vai ela! A passagem pela fabricante de eletrônicos durou apenas um ano, mas por um motivo bom: Fiamma queria se reinventar. Inquieta, lembra? Ela pediu demissão e tirou um período sabático de quatro meses para se atualizar. A mulher que nunca para apertou o botão de pause na carreira para pensar em novos caminhos. Ela se matriculou na Universidade Singalarity, na Califórnia, nos EUA, para estudar tecnologias exponenciais. “A experiência abriu minha cabeça. Queria me dedicar a estruturas menores, mais ágeis. Saí do sabático para trabalhar na RIOT, uma agência de criação e conteúdo.” Um ano e meio depois, chegou o convite para trabalhar no Twitter.

Fiamma está há um ano e nove meses na empresa e assumiu o cargo de diretora-geral em janeiro. Sua dificuldade é desacelerar, como percebemos. “Você tem que ter seus momentos com a família. Tenho tão pouco tempo com meus filhos que, quando estou com eles, preciso estar de verdade”, diz. E, para chegar ao topo, como ela, as dicas são simples, mas valiosas. “Não vale só amar o que faz, tem que trazer resultados. Mas não almeje a perfeição. Aprendi que nunca seria perfeita. Foque no que é relevante”, diz. Anotamos aqui, Fiamma!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s