Dicionário da carreira: desvende os termos que você nunca entende

Ouviu uma palavra em uma reunião mas não sabe o que significa? Recebeu um e-mail do chefe fazendo um pedido de algo sobre o qual nunca tinha ouvido falar?

Benchmark

Aplicação em uma frase: “Mas qual seria o benchmark da sua empresa?”

Significado: Esse termo é usado para fazer comparações, saber quem são seus concorrentes ou inspirações. É uma maneira de obter informações para melhorar os processos da empresa.

 

Brainstorm

Aplicação em uma frase: “Marquei para hoje uma reunião de brainstorm para pensarmos o nome do produto”

Significado: Essa tal reunião é apenas para ter ideias. “Em ocasiões como essas, as pessoas se juntam para dar palpites e sugestões sem julgamento”, diz o consultor de carreira Marcelo Braga, de São Paulo.

 

Capital intelectual

Aplicação em uma frase: “Muito do sucesso de uma empresa está ligado ao capital intelectual dos funcionários”

Significado: É o conhecimento e a experiência de um profissional. Por exemplo: uma empresa pode ter um capital financeiro muito grande, mas sem o capital intelectual dos funcionários não cria produtos lucrativos que façam diferença no mercado.

 

CEO, CFO, CMO…

Aplicação em uma frase: “Angela é a nova CEO. No lugar de CFO, entrará a Marcia”

Significado: A quantidade de “C” que existe no mercado é muito grande, então para entender o termo é preciso dividi-lo. “O primeiro ‘C’ vem do inglês chief, e o último ‘O’ de officer. A letra do meio é a que vai determinar a área em que a pessoa trabalha”, diz Marcelo. CEO é diretor- geral, CFO é o principal responsável pela área financeira, e CMO é o principal responsável pela área de marketing, por exemplo.

 

Coach, coachee e coaching

Aplicação em uma frase: “Acredito que passar por um processo de coaching faria muito bem para sua carreira”

Significado: Coaching é um processo de autoconhecimento que irá ajudá-la a melhorar na carreira, mudar algo em sua vida ou auxiliá- la a passar por uma mudança. E, nesse caso, quem dá o treinamento é o coach, e quem recebe é o coachee.

 

Equipe autogerida

Aplicação em uma frase: “A equipe que trabalha na área comercial é autogerida”

Significado: Como o nome diz, é um grupo de pessoas que conseguem, sozinhas, resolver seus problemas e pendências do dia a dia. Nesse caso, todos têm o mesmo nível operacional, o que significa que dividem as mesmas responsabilidades.

 

Empresa de recolocação

Aplicação em uma frase: “Vou procurar uma empresa de recolocação para me ajudar a encontrar um emprego”

Significado: Elas são especializadas em ajudar um profissional a encontrar um novo lugar no mercado. Você pode procurar tanto de forma pessoal quanto uma empresa pode fazer a solicitação para que esses especialistas encontrem um novo local para um funcionário que será desligado. “Recolocação e outplacement são a mesma coisa”, diz Marcelo.

 

Job description

Aplicação em uma frase:  “Você está contratada. Mando por e-mail seu job description”

Significado: Há alguns anos esse termo era usado apenas dentro do RH para fazer a descrição de um cargo: a tal lista de tarefas que uma pessoa teria por contrato. Porém, hoje a expressão também é usada no dia a dia para dizer quais serão suas funções em um projeto ou ação especial, por exemplo.

 

Job rotation

Aplicação em uma frase: “Vou fazer um job rotation e trabalhar em outra área nos próximos três meses”

Significado: “É uma ferramenta de desenvolvimento muito usada em programas de estágios e treinees”, diz Marcelo. Significa participar de uma rotatividade no trabalho: por um período você fica em um setor, troca e vai para um outro… No fim do processo, tanto a pessoa descobre com qual área ela se identifica mais quanto a empresa consegue identificar os pontos fortes daquele funcionário.

 

Kaizen

Aplicação em uma frase: “Vamos implementar o kaizen na linha de produção”

Significado: Apesar de ser uma palavra difícil, o significado desse termo que vem do japonês é bem simples: é fazer uma melhora contínua e a cada dia se aperfeiçoar mais.

 

Mentoring

Aplicação em uma frase: Farei seu mentoring com muito prazer. Vamos combinar”

Significado: É um processo de aprimoramento de carreira que será feito por um “padrinho”. Ele irá usar os conhecimentos e experiências profissionais para aconselhar aquela pessoa que tem menos tempo de carreira em suas decisões e passos profissionais futuros.

 

Período sabático

Aplicação em uma frase: “Quero dedicar meu próximo ano a um período sabático”

Significado: É passar um tempo longe do trabalho, arejar a cabeça e, muitas vezes, refletir sobre o que realmente quer continuar fazendo da vida. É diferente de férias. É um período dedicado ao autoconhecimento.

 

Política de portas abertas

Aplicação em uma frase: “Nessa empresa, você vai perceber que trabalhamos com uma política de portas abertas”

Significado:“Seria uma empresa que ouve todo mundo, como funcionários, acionistas, parceiros, clientes. Esse tipo de ambiente corporativo tem um canal aberto com sua rede de influência”, diz Marcelo. Nesse sistema, gerentes e gestores dão oportunidade para que sua equipe converse e dê opinião sobre os assuntos diários, sem tanta hierarquia.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s