O que dizer ou não no grupo do trabalho no WhatsApp

Estamos usando WhatsApp, Facebook, Hangouts, Skype (e o que vier) também no escritório. Mas, assim como na vida, nem tudo pode ser expressado com emoticons no mundo corporativo!

É o estagiário avisando que vai se atrasar, o chefe que marca uma reunião em cima da hora… Estamos sempre online, até no escritório. Por causa desse hábito, os profissionais de 18 a 30 anos já receberam o apelido de geração texting, que quer resolver tuuudo por mensagem ou e-mail. Saiba quando usar ou não o teclado para se comunicar no mundo corporativo e não vacile na comunicação: 

O que não fazer por celular ou e-mail

Alguns assuntos da sua carreira não podem ser tratados no mundo virtual. Aquele pedido de folga pra ir a um show, a promoção que não chega, uma negociação com um cliente… Situações como essas correm o risco de ser mal interpretadas quando ficam restritas a mensagens de texto. “Há o tom da voz, a expressão facial. Carinhas virtuais, tristes ou alegres, despertam diversas interpretações”, diz Nelson Bittencourt, diretor de desenvolvimento humano da Associação Brasileira de RH do Rio Grande do Sul.  “Qualquer questão que não se esclareça na segunda mensagem enviada merece uma caminhada até a mesa do colega”, diz Rangel. Se a distância impede o cara a cara, telefone! “Fazer uma ligação resolve mais que enviar mil e-mails”, diz Márcia Brentanno, supervisora de marketing. 

Tem que ser olho no olho

Anunciar a demissão, informar uma promoção, dar feedback ou fazer uma reclamação, gerir conflitos, fechar uma nogociação, tudo o que pode mudar a rotina de outra pessoa.

Como melhorar a comunicação longe do Whatsapp

– Frequente os eventos de trabalho. Ao conhecer as pessoas em um ambiente mais relax, maior a chance de você se sentir confortável ao falar com elas sobre assuntos profissionais.
– Antes de ir até a mesa do chefe, liste seus objetivos em tópicos e faça um resumo das justificativas que vai usar.

O que fazer por celular ou e-mail

Mensagens são como documentos; elas formalizam e registram o que foi combinado. Além disso, letras na tela ou no papel são um ótimo remédio para uma possível falha de memória. “Conheci uma empresa que distribuiu aos funcionários um bloco de notas com a frase ‘Não fale, escreva’. Esquecemos boa parte da informação recebida quando não registramos”, diz Tatiana Ferrentini, coordenadora da área de carreira da graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo. 

Quando Whatsapp e e-mail estão liberados

Enviar mensagens curtas (“Vou me atrasar!”), confirmar questões já combinadas (“A reunião é às 16h, ok?”), pedir posicionamento sobre ações (“O fornecedor entregou o material?”), fazer check-list de tarefas, verificar o andamento
de um projeto, ​enviar questionários ou pesquisas, registrar o que foi dito em uma reunião, confirmar dados precisos e prazos.

Como melhorar a comunicação por Whatsapp

– ​Quando escrever a mensagem, pense em quem vai ler. “Se ela vai para outro departamento, evite o uso de jargões específicos da sua área”, explica Tatiana.
– Seja objetiva. “Pense que encontrou o chefe no elevador e tem minutos para ele entender sua ideia.” O assunto do e-mail vem logo no início. Assim, todos já sabem se ele é importante.
– Cuidado com as abreviações. O tal do “Td blz c vc?” Depois de pronto, leia, releia, leia de novo o e-mail. É a chance de encontrar qualquer erro que pode pezar, ops, pesar contra você. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s