Programe-se com este calendário de festivais de música de 2017

Viajar e curtir shows são uma delícia. Que tal juntar as duas coisas? Lalai Persson deu a volta ao mundo em 2016 e dividiu com a gente suas descobertas.

JANEIRO

Comunité

Dia 6 de janeiro, Parque dos Ojos, Tulum, México – Comunite.mx

Quem está em busca de música e gente bonita pode colocar esse na lista. O Comunité acontece por 24 horas na ensolarada Tulum, reunindo ótimos nomes da música eletrônica, como Omar-S, Ambiq e Sonja Moonear, numa locação mágica, o Parque dos Ojos. Pode separar a roupa de praia, que é tudo de que você vai precisar.

 

Laneway Festival

Dia 21 (Singapura), 26 (Brisbane), 28 (Melbourne) e 30 (Aukland) – LaneWayFestival.com

Rola em sete cidades (cinco na Austrália, uma na Nova Zelândia e outra em Singapura), entre janeiro e fevereiro. Boa opção para quem gosta de descobrir novos artistas, seja do rock, seja da eletrônica. Na edição 2017, o line-up conta com Aurora, Bob Moses, Floating Points, Tycho e Chet Faker. Público bonito e locações perfeitas.

 

FEVEREIRO

Dekmantel São Paulo

 

Dias 4 e 5 de fevereiro, Jockey Club (edição dia) e Fabriqueta (edição noite), São Paulo – DekmantelFestival.com.br

Provavelmente um dos melhores festivais de música eletrônica do mundo, o Dekmantel sai de Amsterdã e chega a São Paulo para sua primeira edição. Perfeito para quem prefere eventos menores, a pista e o público não poderiam ser mais anima- dos. A estreia no país será com Nicolas Jaar, Jeff Mills, John Talabot, Nina Kraviz, Ben Clock, Selvagem, só para citar alguns. É imperdível e ótimo esquenta para o Carnaval.

 

Sónar Reykjavík

De 16 a 18 de fevereiro, Harpa, Reyjavík, Islância – SonarReyjavik.com

O Sónar Reykjavík reúne bons motivos para dar check-in: acontece numa boa época para ver a aurora boreal. O público capricha na produção, então não deixe de separar seu melhor casaco, um bom figurino, e arrasar no make. Os primeiros nomes confirmados são Fatboy Slim, Moderat e De La Soul, e eles capricham também na lista de artistas do hip-hop.

 

MARÇO

SXSW

Rooftop hang with @CypressHill, y’all. #SXSW 📷@deathstarlp

A post shared by SXSW (@sxsw) on

De 10 a 19 de março, Austin, Texas (EUA) – SXSW.com

Descolado, reúne por dez dias uma extensa programação dedicada a interatividade, filmes, comédia e música, se espalhando por todos os lugares possíveis de Austin. Quem estiver interessada em saber qual é a próxima onda, ver seu artista favorito em palestras, assistir a uma grande banda tocando para apenas 2 mil pessoas, o SXSW é o lugar. Por lá, cabe tudo, inclusive na programação que abraça quase todos os estilos musicais. No line-up tem sempre muito nome desconhecido. Os conhecidos a gente só descobre na véspera.

 

Big Ears

De 23 a 26 de março, Knoxville, Tennessee (EUA) – BigEarsFestival.com

Local perfeito para quem gosta de descobrir novas sonoridades, pois dedica-se à música de vanguarda, mas não abre mão de artistas mainstreams. Clássico, jazz, rock, eletrônico e folk são alguns dos estilos presentes na agenda. Já estão confirmados Wilco, Blonde Redhead, Deerhoof, Tortoise, Matmos. É menos clima de paquera e mais novidades. Além da música, há também palestras, filmes, instalações de arte. O público é mais cabeçudo e um pouco mais velho.

 

ABRIL

Snowbombing

De 3 a 8 de abril, Mayrhofen, Áustria – Snowbombing.com

Que tal uma festa numa pista de esqui com muita gente bonita e música boa? O Snowbombing reúne tudo isso! Ele ocorre nas geladas montanhas da Áustria e reúne os maiores festeiros de plantão do mundo. Dos toca-discos saem house, techno, dubstep, hip-hop. Nomes como De La Soul, Dixon, Skream, Grandmaster Flash estão no line-up.

 

AfrikaBurn

De 24 a 30 de abril, Tankwa, África do Sul – AfrikaBurn.com

Filho mais velho do Burning Man, o AfrikaBurn acontece no meio do deserto, na África do Sul. Mais intimista e barato, ele vale a pena por vários motivos: fica perto da Cidade do Cabo, reúne muita gente linda e garante música eletrônica nos sete dias em que acontece. Toca techno, house, deep house e até EDM. E só sai de lá desacompanhada quem quiser. Se tiver pânico só de pensar em acampar, deixa isso pra lá, porque a experiência é inesquecível. Não tem line-up, mas a música é garantida 24 horas por dia.

 

MAIO

Movement Electronic Music Festival

De 27 a 29 de maio, Detroit, Michigan (EUA) – Movement.us

O Movement chega ao seu 10º aniversário na cidade onde o techno nasceu, Detroit. O festival é reconhecido como um dos mais influentes no gênero. Sabe aquele line-up que faz nosso coração tremer? O Movement é assim. Ele não abraçou só o techno, mas também todas as vertentes. A lista de artistas ainda não saiu, mas 2016 contou com Kraftwerk, Richie Hawtin e Caribou.

 

Primavera Sound

De 31 de maio a 4 de junho, Barcelona, Espanha – PrimaveraSound.es

O Primavera Sound é considerado por muitos um dos melhores festivais e música do mundo. É bem grande e acontece no pré-verão europeu, na costa litorânea de Barcelona. O line-up reúne artistas para todos os gostos, público bonito e jovem. Em 2016, as estrelas foram Radiohead, LCD Soundsystem, PJ Harvey e Moderat. Para este ano, estão confirmados nomes como Frank Ocean, Solange, The XX e Arcade Fire.

 

JUNHO

Governors Ball

De 2 a 4 de junho, Randalls, Island Park, Nova York (EUA) – GovernorsBallMusicFestivan.com

O verão chega ao Hemisfério Norte em junho, e com ele uma enxurrada de eventos de música. O Governors Ball junta dois bons motivos para colocá-lo na agenda: rola em Nova York e tem sempre atrações dos sonhos passando pelo indie rock, música eletrônica, hip-hop e até pela pop music. Em 2016, os headliners foram Kanye West, The Strokes, Robyn, The Killers. O público é jovem, bonito e bem descontraído.

 

Sónar Barcelona

De 15 a 17 de junho, Barcelona, Espanha – Sonar.es

Entra ano, sai ano, e o Sónar Barcelona continua na lista de melhores do mundo. Parada obrigatória para quem gosta de música eletrônica, curtir durante o dia e continuar a festa noite adentro. É preparar as pernocas, o visual e o olhar, porque lá rola o que você quiser. A lista dos artistas ainda não foi divulgada, mas ela nunca decepciona. Em 2016, teve Boys Noize, Fatboy Slim, Flume e James Blake. Prepara o coração!

 

JULHO

NOS Alive

De 6 a 8 de julho, Oeiras, Portugal – NOSalive.com

O Alive é o pequeno festival com grande line-up. Ele acontece em Lisboa, cidade ótima e barata para curtir no verão europeu. O público animado vem de países como Espanha, Inglaterra, Holanda, além dos portugueses, claro. Já tem confirmados Foo Fighters, Depeche Mode e The Kills. Além do rock, rola música eletrônica e hip-hop.

 

Secret Garden

De 20 a 23 de julho, Abbots Ripton, Inglaterra – SecretGardenParty.com

Quem quiser se aventurar no interior da Inglaterra num festival butique pode considerar o Secret Garden. Arrase no make e na roupa de praia, já que o evento conta com um lindo lago e piscina. O clima é inglês, com público superanimado, que em algum momento vai tirar a roupa sem pudor. Em 2016, tocaram Air, DJ Shadow, Caribou e Temper Trap. O festival tem também luta de tinta, na lama, camping e aulas de dança.

 

AGOSTO

Sziget Festival

De 9 a 16 de agosto, Hajógyári Island, Budapeste, Hungria – SzigetFestival.com

O Sziget rola no Leste Europeu, onde a vida costuma ser barata e ensolarada. São sete dias, cerca de 400 mil festeiros de mais de 70 países se reunindo em Budapeste. A lista de artistas é supereclética, de David Guetta, Rihanna e Bastille a Crystal Castles e Tame Impala. Rola numa ilha paradisíaca à beira do Rio Danúbio. O tipo de festival para se jogar como se não houvesse amanhã.

 

Way Out West

De 10 a 12 de agosto, Gotemburgo, Suécia – WayOutWest.se

Acontece num belo parque no meio de Gotemburgo. É vegetariano, oferece um monte de experiências legais, incluindo cinema e restaurante estrelado à la carte e um line-up sempre impecável. Do pop ao indie, passando por hip-hop e música eletrônica, agrada a todos os gostos. E capriche no visual, porque os suecos nunca saem de casa sem se produzir.

 

SETEMBRO

Outlook Festival

De 7 a 10 de setembro, Pula, Croácia – OutlookFestival.com

Pra quem gosta de música eletrônica, sol e animação, a época do Outlook é a melhor pra curtir a Croácia. Ele rola por quatro dias num cenário bafo no Fort Punta Christo, um castelo do século 19 abandonado em Pula, no litoral croata. Tocaram por lá em 2016 Andy C., Damian “Jr. Gang” Marley, Kode9, Joey Bada$$ e Noisia.

 

Festival Number 6

De 7 a 10 de setembro, Portmeirion, País de Gales – FestivalNumber6.com

O Number 6 já vale a pena só por causa do lugar onde acontece, Portmeirion, que parece ter saído de um conto de fadas. É tudo muito bonito, incluindo o público. Abriga música (indie, folk, eletrônica e clássica), arte, cultura e gastronomia. São dias para relaxar, ir com as BFFs e ficar num camping luxuoso! Em 2016, tocaram Bastille, Hot Chip, Optimo e Joy Orbison.

 

OUTUBRO

Unsound

De 16 a 23 de outubro, Cracóvia, Polônia – Unsound.pl

Cracóvia é o tipo de cidade que a gente ama visitar: barata, charmosa e cheia de coisas para fazer. Além dessas qualidades, abriga também o Unsound, festival que leva sempre nomes de vanguarda da música eletrônica numa programação de uma semana. Convida artistas que iremos ouvir bastante no próximo ano. O público é cool, que ama música. Os shows se espalham por diversos lugares durante o dia e à noite. A Polônia ainda não está tão gelada nessa época, mas leve seu melhor casaco.

 

Austin City Limits

De 6 a 8 e 13 a 15 de outubro, Austin, Texas (EUA) – ACLFestival.com

Austin é considerada por muitos a capital mundial da música ao vivo. A cidade é, provavelmente, uma das mais hipsters do mundo, e nessa época fica ainda mais vibrante do que já é. Em 2016, tocaram artistas como Radiohead, Major Lazer e M83. Ah!, não se esqueça de pôr seu melhor par de botas de caubói.

 

NOVEMBRO

Iceland Airwaves

Reykjavíkurdætur at Harpa @rvkdtr #airwaves16

A post shared by icelandairwaves (@icelandairwaves) on

Início de novembro, Reykjavík, Islândia – IcelandAirwaves.is

Maior festival da Islândia, tem um line-up impecável. Nele se reúnem artistas de indie, rock, música eletrônica e hip-hop. O grande nome de 2016 foi a prata da casa Björk. O mês é também perfeito para ver a aurora boreal, e os dias são frios e um pouco mais curtos, mas ainda assim vale a investida. Nele se misturam islandeses e ingleses em locações mágicas, como cavernas de gelo e a Blue Lagoon.

 

Fauna Primavera

Meados de novembro, Santiago, Chile – FaunaPrimavera.cl

O Primavera Fauna acontece por apenas um dia. Em 2016, ganhou mais espaço e uma edição noturna. O festival reúne grandes nomes do rock e da música eletrônica, e no no passado contou com Air, Primal Scream, Róisín Murphy e Ellen Allien. Os chilenos são ótimos companheiros de pista e capricham na produção.

 

DEZEMBRO

Magnetic Fields

Meados de dezembro, Rajastão, Índia – MagneticFields.in/INFORMATION

Quem quiser fugir no começo de dezembro para a Índia já tem um bom motivo. O Magnetic Fields é, provavelmente, o melhor festival de música eletrônica do país e rola em um grande palácio do século 17. O lugar é de deixar qualquer um sem fôlego, especialmente no nascer e no pôr do sol. O line-up não fica atrás, com nomes como Floating Points, Matias Aguayo e Roman Flügel.

 

Mareh

De 26 de dezembro a 2 de janeiro, lugar a confirmar, Brasil – Mareh.com.br

Quem gosta de festa boa para virar o ano conhece a Mareh. Os produtores escolhem um lugar paradisíaco diferente no litoral do Nordeste brasileiro a cada ano. A festa dura uma semana, entre o Natal e o Ano Novo, na praia, no bar, no barco. 2016 teve Eric Duncan e Selvagem no line-up. Separe a roupa branca porque a virada será em grande estilo.

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s