Seja promovida a chefe!

Com as táticas a seguir, vai se tornar a chefona da empresa ou do seu próprio negócio mais rápido do que você imagina! É agora!

Siga as dicas de NOVA para alcançar seu objetivo profissional
Foto: Getty Images

Você tem uma meta clara: chegar ao posto de dona do pedaço. Talvez você ainda não possua toda a experiência do mundo, mas é inteligente, antenada e determinada a ser um sucesso. Só que não está nos seus planos levar décadas para sair do estágio de iniciante até chegar ao posto de chefe. Nada mais normal, acredite! Como nós sabemos que você sente essa sede de conquista, consultamos experts e identificamos seis estratégias para acelerar seu caminho ao poder. Significa ignorar algumas antigas regras e adotar novas. Enquanto seus colegas e concorrentes perdem tempo e energia com o que não funciona, você vai estar voando muito mais alto.

Esta é velha – Ter um plano de cinco anos

Esta é NOVA – Concentrar-se no objetivo

Você precisa saber que ficar presa demais ao que planejou pode atrasá-la. Especialistas alertam que os detalhes e as restrições de uma programação rígida tendem a fazê-la pensar que existe apenas uma maneira de atingir seu objetivo. E, aí, desperdiça oportunidades de tomar um atalho ou até perde o curso se as coisas não seguem como havia imaginado. Digamos que sua meta seja abrir um restaurante. Uma possibilidade é arrumar uma vaga de hostess e dar um jeito de virar gerente, aprendendo sobre o negócio de alimentação enquanto isso. No entanto, se almeja ser proprietária quanto antes, é fundamental manter os olhos abertos para trilhas alternativas. Já pensou em se tornar fornecedora de suprimentos? Assim, se conecta a outros vendedores, consegue informações úteis da área e ainda constrói uma relação com donos da mesma empreitada. O caminho mais óbvio nem sempre é o mais produtivo. Você deve ser flexível para abrir sua própria rota para o triunfo.

Esta é velha – Não se vangloriar

Esta é NOVA – Divulgar ao máximo suas façanhas

Se o objetivo é subir, você vai precisar mostrar claramente suas habilidades. Para isso, reconheça situações-chave em que possa “vender” seus talentos. “E não são momentos manjados, como reunião de avaliação do seu desempenho”, fala Kate Wendleton, autora de Navegando sua carreira. Digamos que você esteja no elevador com um figurão da sua empresa. Nada de ficar cabisbaixa encarando os sapatos dele, como outras colegas fariam. Em vez disso, aproveite a brecha para enaltecer uma realização sua. Quando ele perguntar “Como vai?”, responda “Ótima! Semana passada conquistei um cliente que duplicou nosso volume de vendas”. É agressivo? Absolutamente. Mas funciona! E a regra vale para quem tem negócio próprio. Diante de potenciais clientes, conte algum feito seu: pode ser a nova tecnologia que adquiriu ou um prêmio que ganhou, por exemplo.

Esta é velha – Acumular experiência de grão em grão

Esta é NOVA – Alçar voo

Experiência é importante para construir uma carreira sólida? Sim. Entretanto, ter visão e criatividade é mais essencial ainda nos dias de hoje. “Significa pular etapas e chegar lá ainda jovem, aprendendo no decorrer do período”, fala a consultora de carreira americana Randall Hansen. Vamos dizer que esteja terminando o curso de decoração de interiores visando ser um dia uma designer autônoma bem-sucedida. Mas tudo o que conseguiu até agora foi a vaga de recepcionista numa empresa de móveis planejados. Esqueça “um dia” e persiga seu sonho, mesmo que precise fazer jornada dupla. Que tal encontrar clientes – podem ser amigos de amigos, familiares – e propor redesenhar a casa deles nas horas vagas, por um precinho ou até de graça? Se gostarem dos seu estilo, farão propaganda boca a boca. Nesse meio-tempo, continue acumulando conhecimento ao observar profissionais tarimbados durante o expediente na recepção.

Esta é velha – Confiar no recrutamento via internet

Esta é NOVA – Lutar por uma entrevista sempre

Há alguns anos, tudo indicava que a rede seria fonte inesgotável de oportunidades de trabalho. O fato é que, hoje em dia, as melhores não chegam a ser anunciadas em sites. “Quando a vaga é das boas, a empresa não precisa procurar pessoas para preenchê-la – já tem gente na mira!”, fala Randall. E isso vale tanto para um emprego formal quanto para a possibilidade de prestar um serviço, como montar o plano de marketing para um novo produto. “Por isso, a tática é entrar no jogo antes mesmo de a competição começar.” Calma, não são necessários poderes paranormais para prever quando vai surgir aquele trabalho sob medida para você. Apenas antecipe-se entregando seu currículo ou portfólio a alguém importante da empresa na qual gostaria de trabalhar ou ser prestadora de serviços. “É melhor falar direto com quem fará a contratação para não correr o risco de pessoas erradas perderem suas informações”, aconselha Randall. Nesse e-mail, vale explicar que adoraria ser considerada caso apareça uma oportunidade futura e perguntar se pode marcar uma entrevista informal.

Esta é velha – Dar conta de tudo

Esta é NOVA – Escolher a dedo suas tarefas

Verdade que a chefia adora quem joga em equipe e nunca se nega a ajudar. Mas melhor que pendurar na testa a plaquinha de “faz tudo”, foque em colaborar nos grandes incêndios. Ou seja, em projetos que terão impacto nos resultados. “Dessa forma, você usará o tempo para mostrar sua real competência e fazer algo importante para a companhia”, fala Kate. E assim não corre o risco de, por sempre dar cabo de tarefas medianas, ser confundida com uma assistente. A jogada de mestre é perguntar ao gerente se precisa de ajuda – sempre ocupado, ele provavelmente vai adorar. Assumindo responsabilidades de nível superior, você demonstra que está pronta para tarefas mais elaboradas que atender no balcão. Quando chegar a hora de promover alguém para outra filial, a diretoria pensará na pessoa que já sabe ter habilidade: você!

Esta é velha – Paparicar o chefe ou cliente

Esta é NOVA – Tratar bem seus colegas de trabalho

Não é suficiente ganhar a simpatia e o respeito do chefe – você tem que conquistar os colegas também, ou acabará isolada. “E, se conseguir ser promovida, é neles que se apoiará para cumprir as metas”, fala Kate. “Não por acaso, diretores buscam, para sua vaga gerencial, alguém que tenha suporte da equipe.” E, no caso de profissionais liberais, por mais que o médico ou o advogado tratem bem os clientes, perderão vários, um em seguida do outro, se maltratarem a secretária na frente deles, por exemplo.

Pontos sempre positivos:

Agradecer – Depois de uma entrevista ou um encontro com um cliente, enviar um e-mail de agradecimento mostra quanto você é educada e atenciosa

Demonstrar integridade – Você nunca sabe quem será seu próximo chefe. Por isso, não faça coisas que possam manchar sua reputação, como fofocar, bisbilhotar, roubar o trabalho ou o mérito alheios

Cuidar do visual – Pessoas formam suas primeiras impressões baseadas na sua aparência. Se parecer desleixada, mesmo que um dia ou outro, você corre o risco de ficar marcada como tal para sempre.

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