Angelina Jolie retira ovários em cirurgia para evitar câncer incipiente

A decisão é relatada por ela mesma em artigo repleto de passagens emocionantes e inspiradoras.

Dois anos após uma dupla mastectomia preventiva, Angelina Jolie anunciou que passou por nova cirurgia para retirar ovários e as trompas de Falópio para dimunuir as chances de câncer. A atriz e cineasta tem histórico familiar com a doença – perdeu a mãe, Marcheline Bertrand, em 2007, a avó e uma tia. 

Há duas semanas, Angelina recebeu uma ligação de seu médico com o resultado de um exame de sangue e o alerta sobre marcas que poderiam apontar um câncer incipiente. Diante do risco, a atriz se submeteu na semana passada à operação, chamada “salpingo-ooforectomia bilateral laparoscópica”.”Ela mesma contou o desenrolar desta história em um artigo publicado pela New York Times nesta terça-feira, 24.

“Eu passei pelo mesmo que outras milhares de mulheres já passaram. Eu disse a mim mesma para manter a calma, ser forte, e que eu não tinha motivo algum para acreditar que eu não viveria para ver meus filhos crescerem e conhecer meus netos”, escreveu ela. 

Ela afirma ter uma mutação no gene BRCA1 que representa um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e 50% de sofrer câncer de ovário.”Eu estava planejando isso há algum tempo. É uma cirurgia menos complexa do que a mastectomia, mas seus efeitos são mais graves. Ela coloca a mulher na menopausa forçada. Eu estava me preparando fisicamente e emocionalmente, discutindo as opções com os médicos, pesquisando medicina alternativa, e mapeando os meus hormônios para substituição de estrogênio ou progesterona”, conta.

“Sei que meus filhos nunca terão que dizer: ‘Mamãe morreu de câncer de ovário’. O mais importante é aprender sobre as possibilidades e escolher o que é melhor para você. Eu não poderei ter mais filhos, e algumas mudanças físicas devem acontecer. Mas estou tranquila em relação ao que está por vir, não porque eu seja forte, mas porque isso faz parte da vida. Não é algo para se temer”, completa ela, que tem seis filhos, três biológicos e três adotados, com o marido, o também ator de Hollywood, Brad Pitt.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s