Coletor menstrual: testamos e aprovamos!

As meninas da redação testaram o coletor menstrual e te contam como foi

Coletor menstrual é sinônimo de dúvida, certo? Se você gosta da ideia de adotar um copinho nos dias que está menstruada, mas ainda fica insegura de entender se esse treco realmente funciona a gente te ajuda e conta os relatos da turma da redação que testou o coletor e tem dicas para facilitar o seu processo de adaptação.

“Desde que fiquei sabendo do coletor tive vontade de abandonar o absorvente tradicional, principalmente pela questão ambiental, pois sempre me sinto muito mal de produzir lixo desnecessário. Mas os primeiros meses não foram tão fáceis. No início, precisava de várias tentativas até me sentir segura que estava colocando ele certinho, e achei que a rotina com ele era meio desgastante. Achei até que o problema poderia ser a marca e testei uma outra versão. Repetia a forma de introduzi-lo e acaba frustrada. Resolvi experimentar outras formas de coloca-lo e rolou. Essa é a dica que tenho para dar: veja os manuais, mas experimente outros jeitos de introduzir o seu. Certamente você encontrará a mais confortável. Agora consigo usá-lo de primeira e estou bem satisfeita – me sinto mais conectada com o meu corpo e acho ele mais ecológico e higiênico.”
Brunna Mancuso, designer gráfica e ilustradora.

“Minha relação de amor com o coletor não foi à primeira vista. Ganhei um para testar as vésperas de uma viagem a trabalho para Lisboa, Portugal — coloquei o dito cujo na mala e parti para o aeroporto. Acabei ficando menstruada justamente durante o vôo de volta para o Brasil. Entrei naquele micro banheiro de avião com o coletor e o manual de instruções e… Me dei mal: não tinha fervido o produto, achei que seria difícil de colocar com pouco espaço para movimentação e logo desisti de usar. Ok, tem uma parte de erro de planejamento meu, mas também tem um pontinho a menos pra praticidade na estreia. Quando cheguei em casa, à noite, resolvi ler com calma as orientações. Mas, mesmo assim, tive algumas dificuldades. Aí, quem salvou mesmo foi uma mensagem de áudio via whatsapp para amiga, que começava bem assim: “oi, Vânia, sei que são 22h do domingo, mas me tira umas dúvidas sobre o coletor?”, rs. Minhas maior dificuldade foi achar a posição certa de colocar. Tentei sentada, em pé, com uma perna pra cima… Mas descobri que o ideal pra mim é deitada na cama mesmo, com o copinho dobrado em forma da letra G. Também cortei um pouco a pontinha que era um pouco grande para mim e causou um desconforto nas primeiras vezes que usei. Deixei só ‘meia pontinha’ — uso como uma espécie de cordinha do absorvente interno, sabe? Na hora de tirar, puxo o copinho por ela. Hoje, quatro meses depois, posso dizer que sou uma feliz adepta do coletor menstrual. Já usei em várias condições de ‘temperatura e pressão’: em dias normais de trabalho, na praia, na piscina, para malhar, para dormir… Acho mais ecológico, prático, econômico e até higiênico — lavo na pia do banheiro mesmo, com sabonete neutro e, voilá, pronto pra usar! Hoje, acho que até conseguiria fazer isso no micro banheiro do avião… Ah! Só tive que explicar para minha faxineira que, apesar de ser de plástico, ser roxo e ter esse formato cool ele, o copinho deve ficar guardado no banheiro mesmo, onde deixo, e não no armário dos potes plásticos da cozinha.”
Barbara dos Anjos Lima, redatora-chefe da COSMO

“Curti a ideia de experimentar o coletor desde que ele chegou no Brasil. E fiz as mesmas perguntas que todo mundo: não é meio grande? Como coloca isso aí? Não vaza? Como dispensar o sangue menstrual? E se você tiver que fazer isso durante o trabalho? Depois de mais de um ano usando meu a conclusão é que você se adapta a tudo isso e é muito menos drama do que parece. Melhor: você acaba com vários mitos ligados à menstruação, conhece as proporções do seu corpo e gera menos lixo. Começando do começo: a colocação exige algum treino. O procedimento pode parecer similar ao de colocar o absorvente interno, mas não é. Encontrar o jeito certo de dobrá-lo para que ele se adapte ao seu corpo e fique estrategicamente posicionado pode levar mais do que uns dias. Não desista. Demorei uns três ciclos para entender essa fase e ficar totalmente segura e sem incômodos. Outra coisa importante: ele fica posicionado de forma muito mais superficial do que o absorvente interno, o que me fazia sentir uma dorzinha leve quando sentava – resultado dessa fase de entender qual é a posição ideal dele. Hoje coloco num piscar de olhos e nem preciso retirá-lo ao longo do dia, coloco antes de sair de casa e só tiro de volta, depois de umas 8 ou 9 horas. Também durmo a noite toda com o coletor. E fica tudo bonitinho, no lugar certo. Tirar também foi um desafio. Você vai entender que, depois de achar o jeito certo de introduzi-lo, pode ser meio desesperador descobrir que o vácuo é potente e não sai enquanto você puxa o cabinho, por isso precisa ensaiar algumas estratégias para deixar um pouco de ar entrar e facilitar a retirada do seu copinho. Seja persistente: pense que você está comprando algo que dura até dez anos, é fácil de lavar no chuveiro e te faz deixar de produzir quilos de lixo todos os anos.”
Vânia Goy, editora de beleza da COSMO

Testado e aprovado

 

coletor menstrual fleurity

 (Reprodução/Divulgação)

Kit Coletor Menstrual Flavia Alessandra, Fleurity, R$ 89,90*

*Preço pesquisado em agosto/2017

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s