Menu para a ressaca passar longe de você após uma noite de festa

Confira uma dieta especial para você estar pronta para a próxima rapidinho.

Ao contrário do que se diz por aí, devorar pratos gordurosos e abarrotados de açúcar não vai dar um chega pra lá na indisposição. O melhor é pedir alimentos leves, de fácil digestão e que vão trabalhar para devolver os nutrientes perdidos. Confira abaixo o menu ideal elaborado pela nutricionista Sandra Chemin, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade São Camilo, de São Paulo.

O que comer?

1. Salmão grelhado: o peixe é fonte de ômega 3, que tem propriedade anti-inflamatória e vai ajudar a aliviar aquela dor chata de cabeça.
2. Missoshiro: a sopinha japonesa é detox, acalma o estômago, repõe grande parte dos nutrientes perdidos e ajuda a reidratar o corpo.
3. Banana: a fruta é fonte de vitamina B6 e ajuda na formação de um aminoácido que, no cérebro, melhora os sintomas da ressaca.
4. Folhas verdes: esses vegetais são ricos em magnésio e o mineral costuma ir embora junto com o xixi (quanto mais você bebe, mais vezes vai ao banheiro), e sua ausência é apontada como um dos principais fatores do mal-estar típico da ressaca. 


O menu ideal

Café da manhã: um copo de suco feito com 2 laranjas, 1/2 cenoura média, 1 maçã com casca e 1 colher de sopa de linhaça. Para acompanhar, 2 fatias de pão integral com 1 fatia média queijo branco light. Depois, uma xícara de chá de erva cidreira ou de café com leite.
Lanche da manhã: água de coco à vontade.
Almoço: num prato de sobremesa, faça uma salada verde de alface, rúcula e tomate cereja, temperada com 1 colher de café de azeite de oliva e vinagre de maçã. Como acompanhamento, 3 a 4 colheres de sopa arroz integral, 1 filé de peixe grelhado e brócolis ao alho e óleo.
Lanche da tarde: 200 ml de iogurte desnatado com mel
Jantar: 1 filé de frango com 3 colheres de sopa de purê de mandioquinha
Antes de dormir: 1 xícara de chá de camomila com 3 torradas integrais e geleia com açúcar. 
(Total: 1500-1700 calorias).

Dica Extra

Um pouco de acupuntura pode ajudar a reduzir aquele enjoo que insiste em não nos largar no dia seguinte. Durante seis segundos seguidos, pressione alguns pontos do seu corpo para sentir o alívo.

1. Antebraço.
2. 5 cm abaixo do punho.
3. Um palmo abaixo do joelho.
4. Um palmo acima do tornozelo. 

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