​O que pode causar a falta de lubrificação vaginal durante o sexo?

Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, responde às dúvidas mais frequentes sobre sexo e saúde.

 

A lubrificação vaginal é resultado direto de uma boa fase de excitação. Quando uma pessoa está envolvida numa atividade sexual, o seu corpo passa por diversas transformações que o prepara para o sexo. A pressão arterial e a frequência cardíaca aumentam ,e os genitais recebem um fluxo maior de sangue. No homem, os tecidos eréteis do pênis se enchem de sangue levando à ereção. Na mulher, o fluxo aumentado de sangue causa a lubrificação da vagina.

A primeira hipótese para uma lubrificação inadequada é a pouca excitação. Se a mulher começa uma relação sem muita vontade, vai demorar mais para se excitar. Muitas vezes, os homens se excitam mais rapidamente e já se sentem prontos para a penetração. A mulher, muitas vezes, precisa de mais estímulos preliminares para se excitar e lubrificar. Se o processo anda difícil, procure ler contos eróticos ou buscar alguma fantasia sexual para aumentar a excitação no momento do sexo.

Além desta situação mais comum, a lubrificação ineficaz pode acontecer quando a mucosa da vagina está fina, com poucos vasos sanguíneos e que, portanto, não produzem um fluxo de sangue adequado. Isto ocorre quando há um déficit hormonal, como na menopausa ou quando a mulher usa pílulas anticoncepcionais com baixa dose hormonal por muito tempo. Outras situações clínicas como o diabetes avançado, a arteriosclerose ou outros problemas vasculares podem ocasionar dificuldades no aporte de sangue e na lubrificação.

Se você percebe que entra na relação animada, porém há uma demora na lubrificação, é importante conversar com o seu médico. Além disto, há no mercado diversos tipos de lubrificantes (com sabor, que esquentam, que esfriam, que produzem sensação de vibração) que evitam a dor na penetração e permitem uma fase de preliminares mais excitante.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s