Os prós e os contras do DIU Mirena

Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, responde às suas dúvidas sobre sexo e saúde

Esse tipo de DIU é, na verdade, um SIU (sistema intrauterino), que libera hormônio dentro do útero e, portanto, tem uma ação mais local e menos sistêmica do que outros métodos hormonais.

Esse é um de seus pontos positivos, pois a ação hormonal fica mais restrita, minimizando os efeitos colaterais. O SIU é altamente eficaz para a prevenção da gravidez e tem longa duração (você pode usá-lo por cerca de cinco anos), é prático — principalmente para as esquecidas — e promove um rápido retorno à fertilidade depois de retirado.

Quem se incomoda com a menstruação excessiva, cólicas, tem endometriose ou pequenos miomas também pode se beneficiar, porque ele reduz bem o fluxo menstrual e, em muitas mulheres, até o inibe.

O Mirena é feito apenas de progesterona, por isso não aumenta o risco de trombose, e dentre os métodos hormonais é o que menos interfere no desejo sexual. Como pontos negativos, destaco a inserção, que pode ser um pouco incômoda — porém rápida.

No início, a mulher pode ter um pouco de cólicas e sangramento irregular, mas que tendem a melhorar com o tempo. A longo prazo, 10% das mulheres notam aumento de acne e oleosidade na pele, pois o pouco do hormônio que é absorvido pode promover tais alterações.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s