Saiba o que significam as tarjas dos medicamentos

Sabe as tarjas vermelha e preta estampadas na embalagem dos medicamentos? Elas estão lá para indicar a intensidade da ação da droga no organismo. Preste atenção no que elas sinalizam.

Fique de olho nas tarjas e previna reações adversas
Foto: ThinkStock

Tarja preta: remédios que agem no sistema nervoso central, podendo causar dependência, entre outros efeitos colaterais perigosos. Só podem ser vendidos com receita médica, que fica retida na farmácia.

Tarja vermelha: medicamentos que, em tese, necessitam da receita médica. Só que muitos deles são vendidos livremente. “É o caso dos anticoncepcionais e hormônios de uso contínuo”, explica André Luis Negrão, clínico geral, cardiologista e intensivista do Hospital São Luiz, em São Paulo. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda coibir a venda sem prescrição, exigindo para valer a receita, que teria a validade de seis meses.

Sem tarja: drogas que têm baixos efeitos colaterais. Assim, são vendidos livremente. O cardiologista, no entanto, alerta: “Todo remédio, até mesmo um analgésico comum, pode apresentar contraindicações e efeitos colaterais, dependendo da suscetibilidade individual.” Daí a importância de evitar a automedicação – prática que faz do Brasil um dos campeões mundiais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s