Veja 20 maneiras de emagrecer sem dieta e começar 2013 linda

Ações simples e criativas estimulam o metabolismo a queimar mais gordurinhas. Assim, você perde alguns quilos sem tanto esforço e começar o ano novo linda. Quer ver?

Siga dicas para começar 2013 em boaa forma
Foto: ThinkStock

O jeito mais eficaz de enxugar medidas, você sabe, é investir em hábitos saudáveis: “Tomar regularmente um café da manhã balanceado, maneirar nas porções, fracionar a alimentação com lanches entre as refeições e incorporar a atividade física à rotina”, sintetiza o endocrinologista Alfredo Halpern, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Independentemente de aderir a essas estratégias eficazes, você pode introduzir no seu cotidiano outras pequenas ações que, segundo confirmam os estudos científicos, favorecem a queima de calorias. Como diz o provérbio chinês, “uma caminhada de mil passos começa sempre com o primeiro passo.” Assim, de passo em passo, você chega a grandes resultados. Confira as nossas sugestões e comece a praticar em 2013:

1- fuja das bebidas adoçadas
Sabe quanto se consome de calorias sob a forma de refrigerantes, sucos e chás com açúcar? De 200 a 400 calorias extras por dia, apurou uma pesquisa com 800 pessoas feita na Argentina. Se fosse realizada no Brasil, os números poderiam ser até mais altos, considerando que a população prefere tudo mais adocicado. Substituindo essas bebidas pelas versões sem açúcar, é possível você economizar, em média, 300 calorias.

2- capriche no café da manhã
Estudos novos confirmam a importância dessa refeição para a perda de peso. Um dos mais recentes, do Wolfson Medical Center, em Israel, avaliou dois grupos que consumiam o mesmo número de calorias. Mudava apenas a distribuição dos alimentos: o grupo que comia mais no jantar perdeu 4 quilos e o que priorizava o café da manhã secou 22. Conclusão: a refeição matinal rica em proteína e carboidrato estimula a secreção de hormônios que aumentam a saciedade e aceleram a queima de gordurinhas.

3- aceite aquele convite para jantar
Quando as mulheres vão a um restaurante com um homem pelo qual demonstram interesse, elas tendem a escolher pratos menos calóricos. O achado veio de um estudo conduzido na Universidade McMaster, que avaliou 469 pessoas que jantaram em diferentes cafeterias de Hamilton, no Canadá, ao longo de uma semana. Comer menos, segundo os autores, talvez seja um recurso inconsciente para atrair o parceiro.

4- vá fazer compras
Segundo cálculos da Escola Médica de Harvard, nos Estados Unidos, dá para gastar 155 calorias a cada 30 minutos empurrando o carrinho. Esse valor cresce se você acelerar o passo, percorrendo as gôndolas como se estivesse atrasada para um compromisso.

5- cultive temperos em casa
Se morar em apartamento, plante vasos com temperos e coloque na varanda. Além de ter ervas frescas para acentuar o sabor dos pratos, a medida melhora sua silhueta. Você gasta, em média, 135 calorias por meia hora ao cavar, plantar, tirar as folhas velhas e regar, de acordo com estimativas da Escola Médica de Harvard.

6- assista a filmes de terror
Eles produzem uma descarga de adrenalina que acelera as batidas do coração, reduz o apetite e leva o corpo a queimar mais calorias, constataram cientistas da Universidade de Westminster, na Grã- Bretanha. Os campeões foram: O Iluminado (184 calorias), Tubarão (161), O Exorcista (158), Alien (152) e Jogos Mortais (133). Mas esqueça a pipoca!

7- aposte nas comédias
Rir também emagrece. Ao estudar 45 casais e duplas de amigos, Maciej Buchowski, da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, revelou que as gargalhadas elevam o ritmo dos batimentos cardíacos em até 20%. Assim, bastam 15 minutos de boas risadas para detonar 40 calorias. Que tal assistir a episódios da comédia Modern Family, que faturou cinco troféus no Emmy 2012?

8- antes das refeições
Dois copos de água de uma hora a 30 minutos antes do almoço e do jantar ajudam a saciar, daí a tendência é comer menos, segundo uma pesquisa da Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Os participantes orientados a hidratar o organismo nesses horários consumiam de 75 a 90 calorias a menos por refeição. Após 12 semanas, eles haviam emagrecido e mantiveram o peso um ano depois.

9- veja menos TV
Reduzir pela metade o tempo diante da telinha pode estimular a queima de 120 calorias extras por dia, revelou um estudo com 36 adultos que viam, em média, cinco horas de TV por dia. O grupo que cortou esse período em 50%, passou a gastar o equivalente a caminhar mais de 1,5 quilômetro. Segundo a autora, Jeniffer Otten, da Escola de Medicina da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, ao sair do sofá, a tendência é você se dedicar a tarefas mais ativas.

10- mastigue bem
Comer devagar emagrece. Então, reserve 30 minutos no mínimo para as refeições principais. A pesquisadora Julia Galhardo, do Hospital Pediátrico de Bristol, na Inglaterra, acompanhou 500 jovens obesos, divididos em dois grupos. Um deles recebeu uma balança computadorizada (própria para medir peso e tempo). Ao colocarem o prato ali, a pesquisadora avisava se estavam comendo rápido. Um ano depois, ela notou: a turma da balança foi levada a demorar mais para finalizar a refeição (não menos de meia hora) e a comer menos, emagrecendo mais.

11- namore mais
O sexo pode ser um ótimo exercício desde as preliminares. O beijo na boca requisita 34 músculos da face e consome 2 calorias por minuto (120 por hora!), segundo pesquisa da Universidade de Louisville, nos Estados Unidos. Cientistas italianos calcularam que tirar a roupa do parceiro pode queimar até 10 calorias. Dependendo da empolgação e da criatividade, essa taxa pode quadruplicar. Na soma final, a relação sexual consome cerca de 250 calorias em meia hora.

12- invista na vitamina D
Entre suas várias funções, esse nutriente fortalece os ossos e ajuda a manter a forma. Um trabalho publicado na revista científica British Journal of Nutrition revelou que as mulheres com deficiência da vitamina demoram mais a perder peso. Boas fontes: peixes gordos (salmão, truta, anchova, atum, sardinha) e gema do ovo. A vitamina D também é sintetizada na pele sob ação da luz solar: exponha braços e pernas ao sol, por 15 minutos, logo cedo ou à tardinha, sem protetor solar. Um exame de sangue pode informar se suas taxas estão certas ou se você precisa de suplementação.

13- confira o rótulo
As mulheres que conferem o rótulo dos alimentos são mais magras do que as que não têm esse costume, verificou um time de cientistas internacionais. Eles analisaram mais de 25 mil dados sobre saúde, alimentação e hábitos de consumo coletados por vários institutos de saúde dos Estados Unidos.

14- levante da cadeira
Cada adulto passa entre 50% e 70% do dia sentado, estima a endocrinologista Emma Wilmot, da Universidade de Leicester, na Inglaterra, que revisou 18 estudos sobre o tema num artigo publicado no jornal científico Diabetologia, da Associação Europeia de Estudo em Diabetes. O longo tempo parado reduz o metabolismo e aumenta em até 112% o risco da doença. Para preveni-la e estimular seu corpo a usar mais energia, procure a cada hora ficar cinco minutos em pé: vá ao banheiro, tome um café…

15 – seja mais ativa
Sabe as dicas clássicas de trocar o elevador pela escada, estacionar o carro longe para caminhar alguns quarteirões? Tudo isso vale, inclusive fazer atividades domésticas, como varrer a casa e passar aspirador de pó. Pesquisadores da famosa Clinica Mayo, nos Estados Unidos, mostraram que é possível eliminar 350 calorias se você usar 2h30 nessas atividades por dia.

16- hidrate-se certo
Cientistas do Centro de Pesquisa Clínica Franz-Volhard, na Alemanha, observaram que a hidratação inadequada reduz o metabolismo. Ao contrário, beber 500 mililitros (cerca de dois copos) tem efeito contrário: aumenta a queima de calorias em 30%. Se for gelada, melhor. Cresce o consumo de energia para igualar a água à temperatura corporal, o que produz maior gasto calórico.

17- durma com os anjos
Cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, notaram que dormir menos de seis horas por noite desequilibra a produção de hormônios. Daí crescem os níveis dos que despertam o apetite (caso da grelina) e caem as taxas dos que elevam o gasto energético (como a leptina). Resultado: maior tendência a engordar. Para manter o metabolismo em dia, procure ter horários certos para dormir e levantar, descansando o suficiente.

18- coma na hora certa
Comer na hora certa estimula o organismo a funcionar direito. Alimentação em horários desregrados pode alterar os ciclos metabólicos, aumentando o risco de obesidade e doenças associadas, indicou um experimento com ratos feito no Instituto Salk de Estudos Biológicos na Califórnia, Estados Unidos.

19- prefira locais tranquilos
O ambiente faz diferença, conforme um estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Após mudarem o visual de uma loja de fast food em Illinois, deixando as luzes e a música mais suaves, os  clientes passaram a consumir 18% menos calorias. O novo espaço os inspirou a saborear mais os alimentos e a comer menos, apesar de manterem o mesmo pedido de antes da reforma.

20- faça exercício
Pesquisadores provaram que a queima de calorias não depende só da idade ou de como o organismo funciona mas também do estilo de vida. Depois de acompanhar, por uma década, mais de 500 adultos acima de 60 anos, uma equipe da Universidade Justus-Liebig, na Alemanha, atestou que o metabolismo continuava a pleno vapor naqueles que treinavam regularmente. Nada melhor do que malhar para dar um golpe nas gordurinhas

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