Entenda o que os homens querem dizer

Ele diz uma coisa, mas você acha que há significados ocultos? Compreenda o que eles querem dizer com as frases recorrentes e evite brigas

Entenda exatamente o que ele está querendo dizer e evite discussões
Foto: Thinkstock

Ele diz uma coisa, você acha que há significados ocultos, interpreta à sua maneira e acaba morta de raiva e pronta para a briga. Mas será que entendeu mal? Ele vai dizer que sim ao notar que está furiosa. Para legendar a conversa, convocamos um comitê masculino da pesada. Seus integrantes explicam o que os homens querem dizer com dez frases recorrentes.


1 – Ele diz: “Ainda não consegui me recuperar do fora que levei da ex e não ando a fim de compromisso.”

Você entende: “Não quero namorar você. Ficar de vez em quando está muito bom para mim.”
A melhor tradução: “Meu último relacionamento me machucou demais e me deixou com um enorme pé atrás. Podemos ir com mais calma?”

Homem também se traumatiza. segundo o psiquiatra e psicoterapeuta Luiz cuschnir, ele está dizendo basicamente que é mais frágil do que a mulher ou a namorada possa imaginar e tem suas cicatrizes. “e só resolveu confessar isso a você por acreditar que será compreensiva o suficiente para ouvir e ajudá-lo.” mas essa é apenas uma possibilidade de tradução. Há outra: “ele pode querer avisar, de maneira um tanto enviesada, que você está em período de experiência”, especula o músico e apresentador Leo Jaime. ou seja, o romance que está começando pode ou não virar namoro. Nada é garantido. Uma boa tática é fazer a linha “ok, fique tranquilo, eu também não sei se quero compromisso”.

2 – Ele diz: “Ainda não estou pronto para assumir um compromisso tão sério [quando vocês conversam sobre o casamento de uma amiga sua que será no domingo seguinte].”

Você entende: “Não gosto tanto de você para casar.”
A melhor tradução: “Nossa relação está ótima assim como está. É o que acho por enquanto.”

Nesse caso, existem duas hipóteses: “Pode ser que ele ainda não tenha tanta certeza de que a mulher da vida dele é você”, diz Leo Jaime. Ou simplesmente sinta alergia só de pensar em alianças. “Alguns homens possuem aversão a casamento e, se puderem adiar, farão isso. Só que nem sempre quer dizer que ele não a ame como você gostaria”, avalia Alex Xavier, do blog Amigo Macho.

3 – Ele diz: “Estou só brincando. Não leve tudo tão a sério.”

Voce entende: “Você é sempre tão mal-humorada que nem consegue entender uma brincadeira. Assim, é duro aguentar.”
A melhor tradução: “Desculpa se não fui feliz. Mas relaxa: a gente não precisa brigar por tudo. Melhor rir do que discutir.”

Nossos especialistas são unânimes: bom humor é atraente, apaixonante e afrodisíaco. Assim, perdoe se ele falou uma bobagem. “Homem não pensa muito nas consequências antes de abrir a boca”, diz o escritor Xico Sá. Depois, dê um jeito de eliminar a tensão entre vocês e dar risada das asneiras pronunciadas. “Rir junto é o melhor cimento para a relação”, afirma Leo Jaime.

4 – Ele diz: “Nenhuma ex reclamava disso [por exemplo, de ele não caprichar e demorar mais nas preliminares ou não ter uma barriga tanquinho].”

Voce entende: “Ai que saudade da minha ex!”
A melhor tradução: “Dá para elogiar de vez em quando em vez de só pôr defeito?” Ou: “Dá para reclamar menos?”

Nostalgia de alguma ex? Nada disso! Ele só está reivindicando que você valorize mais o material que tem do lado e, principalmente, pare de reclamar (ou de falar mal) dele. “Para chegar ao ponto de dizer uma besteira dessas, é porque o cara já ouviu demais”, acredita Xavier.

5 – Ele diz: “Não é nada [quando você pergunta o que está acontecendo ou por que está tão sério e calado].”

Você entende: “Isso é assunto meu e não lhe diz respeito. Nem tudo na minha vida se refere a você.”
A melhor tradução: “Não quero falar sobre isso agora, mas não encane tanto. Se for o caso, depois conversamos a respeito.”

Cuschnir explica: “Ele precisa de espaço para avaliar uma questão e acha melhor não falar logo o que está na sua cabeça porque, assim, terá liberdade para mudar de ideia”. Ou seja, só abrirá a boca quando concluir algo. “A mulher fica feliz de apenas falar sobre os problemas e ter quem escute. O homem não”, diz o psicólogo Bernardo Jablonski. Outra tradução: ele pode, de fato, não estar pensando em nada. “Às vezes o que a mulher chama de intuição feminina nós chamamos de caraminhola”, avisa Xavier.

6 – Ele diz: “Você dá muita importância ao que suas amigas falam.”

Você entende: “Dá para ter opinião própria?”
A melhor tradução: “Dá para também levar em conta o que eu digo de vez em quando?”

Há duas queixas aqui: 1. Você precisa considerar os palpites dele eventualmente. 2. “Ele está dizendo também: ‘Eu estou é com você, mais ninguém'”, traduz Cuschnir. Assim, não importa a opinião dos outros. Até porque ele está convencido de que o lado de lá só quer detoná-lo. “Vejo o seguinte recado: ‘Por que suas amigas estão sempre contra mim e nos colocando um contra o outro? Pense nisso!'”, avisa Xico Sá.

7 – Ele diz: “Não acho que a gente precise fazer tudo juntos.”

Você entende: “Preciso respirar às vezes. Você é tão grudenta que me sufoca e não dá tempo de sentir sua falta.”
A melhor tradução: “Antes de nós formarmos um casal, somos indivíduos.”

Não há relacionamento que resista a verbos conjugados na primeira pessoa do plural o tempo todo. “Por mais que ele goste de estar com você, vai sentir sua individualidade ameaçada se os dois não desgrudarem nunca”, diz Xavier. Todo mundo precisa de momentos só seus. E hobbies só seus. E amigos só seus. E sonhos só seus…

8 – Ele diz: “Não quero viajar no fim de semana. Vá com sua família (ou amigas) e eu fico.”

Você entende: “Oba!Vou ter um fim de semana de folga de você. Vou aprontar.”
A melhor tradução: “Será bom ficar um pouco longe um do outro. Sentir saudade é saudável.”

“Todo homem é meio adolescente. O que pensa é: ‘Vou poder fazer bagunça, ver futebol o domingo todo, chamar os amigos”, explica Xico Sá. Viaje tranquila: gostar de ter a casa só para ele não significa que planeje aprontar. Mas Sá dá a dica: “Não o deixe 100% seguro de que sua viagem é inofensiva. Aí pode ser que ele mude de ideia e resolva ir”.

9 – Ele diz: “Você não acha que a gente devia variar mais [na cama]?”

Você entende: “Você é tão monótona e previsível no sexo que estou perdendo o interesse.”
A melhor tradução: “Eu a amo e quero experimentar coisas novas com você. Vamos deixar rolar?”

Ei, se liga! Dê graças aos céus por ter um cara que diz isso. “Em geral, é a mulher que reclama do homem e se esforça para apimentar o sexo”, afirma Jablonski. Assim, se ele pede para variar, valorize a iniciativa e aproveite a chance. “É sinal de que está querendo investir na relação. Pior seria não dizer nada e arrumar outra que fizesse coisas diferentes.”

10 – Ele diz: “Sua amiga é bonita, não é?”

Você entende: “Quero traçar sua amiga. Não facilita, porque, se ela me der mole, não sei não!”
A melhor tradução: “Sua amiga é bonita, você também é. Aliás, lembre-se de que não é só por causa de beleza que estamos juntos.”

Se sua intepretação liga logo o sinal amarelo do ciúme, veja como anda sua autoestima. Jablonski propõe perguntar a si mesma: “Será que não estou sendo excessivamente insegura e competitiva?” Xavier acrescenta: “Se a amiga é realmente bonita, até você acharia estranho se ele fingisse que não reparou. Isso não significa que quer e tentará alguma coisa”. Mas ninguém garante que não tentará nunca. E se um dia vocês tiverem uma briga feia e ele der o bote na garota? O bom é que será a chance de testar quanto ela é mesmo sua amiga.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s