Supere o fim do namoro e volte a ser feliz

Aprenda como fazer uma ótima reestreia no mundo das solteiras depois do fim de um relacionamento

Para conseguir entrar numa nova relação sem repetir os erros do passado, você precisa de um tempo para se reinventar
Foto: Getty Images

O romance chega ao fim. E, de repente, você se vê sozinha para decidir fazer o que quiser da vida. Para algumas mulheres, bate a sensação de liberdade. Para outras, surge um vazio. Em ambos os casos, é comum ficar deslocada, fora do eixo. Mas o fato é que, se você chegou até aqui, por vontade própria ou não, precisa saber como retomar a vida pós-separação.

Veja agora nossos conselhos para se recompor do rompimento, retomar as amizades e voltar ao mercado bem melhor do que antes. Leia-se: com mira mais treinada e certeira para ser feliz no amor da próxima vez.

Etapa 1 – Chorar é preciso

Você tem o direito de despejar quantas lágrimas achar necessário. De não atender o telefone. De ver e rever as fotos a dois. Parece melodrama, coisa de novela mexicana, mas não se reprima. Esse ritual de passagem é essencial para que consiga digerir a perda. ”Questionamentos do tipo ‘Quando foi o começo do fim?’ virão à tona”, avisa a terapeuta de casais Lana Harari, de São Paulo. ”Refletir sobre eles ajudará a se reorganizar emocionalmente e até a se perdoar por alguns deslizes”, pondera Lana.

Nessa fase de recuperação, foque no resgate da sua individualidade. Casais adquirem hábitos e manias que só fazem sentido quando praticados na presença um do outro. Tudo isso acaba se misturando e até substituindo temporariamente algumas de nossas preferências pessoais. Esse é o momento de tê-las de volta! ”Quando saí do meu último relacionamento, tentava me distrair a todo custo e nada”, conta a fisioterapeuta Taísa Freitas, 31 anos. ”Até que um amigo sacou o problema: eu só tinha o repertório da vida de casada. Ia aos mesmos restaurantes, encontrava as mesmas pessoas que nunca me deixavam esquecer que eu tinha me separado. Mudei o roteiro. Voltei a fazer balé e a frequentar lugares dos tempos de solteira.” E você? O que curtia antes de namorar? Experimente reviver as boas sensações.

Etapa 2 – Amizades, o resgate

Você se afastou de muita gente querida enquanto namorava? Não se culpe. Acontece nas melhores famílias! E amiga de verdade sabe perdoar esse deslize (qual delas não passou por uma situação parecida?). Mas é claro que o jeito é passar a mão no celular e se comunicar. Vale pedir desculpas e assumir que precisa de apoio, companhia. ”Você talvez ouça uma bronca pelo afastamento, mas tudo tende a ficar bem”, tranquiliza Rennata Alarcon, autora do livro Homens Idiotas Que Você Precisa Conhecer Antes de Morrer (Livro Pronto).

Pode acontecer também de todos os seus amigos estarem comprometidos. E, por mais que eles a ”adotem” e a levem para cima e para baixo, certamente você sentirá necessidade de diversificar seu círculo social. A saída esperta: atacar em outras frentes. Puxe papo com a turma que frequenta a piscina do clube, vá para a balada com sua irmã solteira… No começo, talvez seja complicado sair da caixa, principalmente se for da turma das tímidas. Mas não desista.

Cultivar vários tipos de amigos ajuda a superar o rompimento – e rende mais chances de conhecer homens interessantes. Aconteceu com a analista de marketing Manuela Sá, 26 anos: ”Depois que meu namoro foi pelo ralo, resolvi radicalizar. Aprendi a saltar de paraquedas. E pelo menos três caras com quem tive rolos intensos conheci por intermédio dessa nova turma”.

Etapa 3 – Sem pressa para amar

Uma das partes mais divertidas da volta ao mercado são justamente os homens. E talvez note algo engraçado: a partir do momento em que eles ficarem informados de seu novo estado civil, parecerão mais soltinhos. Pode até ser que aquele bonitão do trabalho dê em cima de você só por pensar que terá chances. Então… aproveite para paquerar muuuito! Ainda que sem maiores consequências. Sinta-se à vontade inclusive para lançar charme sem maiores intenções para o galinha da academia.

O jogo de sedução eleva a autoestima, facilita colocar um sorriso no rosto e é um bom treino para novos relacionamentos. Como benefício extra, ajuda a separar o joio do trigo. Ou seja, classificar os homens em categorias: ”Só massagear meu ego”, ”Beijinhos sem compromisso” e ”Investimento certo”. Nem por isso tenha pressa para preencher a vaga ao seu lado. Nem se a maior motivação for esfregar na cara do ex que está muito bem, obrigada. É fria!

Para conseguir entrar numa nova relação sem repetir os erros do passado, você precisa de um tempo para se reinventar. E até descobrir qual comportamento seu contribuiu para o último namoro dar errado. A cautela também vai impedi-la de não cair naquele irritante círculo vicioso de se envolver sempre com o mesmo tipo. Bateu vontade de apostar todas as fichas no primeiro moço com quem ficou? Desconfie de si mesma. O perigo é, passada a euforia, se ver ao lado de um homem que não tem nada a ver com você e, pior, venha magoá-la tanto quanto o anterior. ”Não tenha medo de se perguntar: ‘É esse mesmo quem eu quero ou estou me precipitando?”’, sugere a psicóloga Lana.

Foi assim com Mariana Freitas, 32 anos: ”Sete meses depois do fim do meu namoro, comecei a ficar com o irmão de uma amiga. Ele era uma gracinha, ótimo parceiro de baladas… Mas, quando começou a querer me apresentar à família toda, caiu minha ficha: eu precisava de mais tempo de diversão sem compromisso. Tinha passado anos num relacionamento que por pouco não virou casamento. Naquele momento, não queria me prender. Não tive dúvidas: dispensei o rapaz”, conta.

Acredite, se mantiver o foco em estar feliz e realizada, sem ansiedade para voltar ao time das comprometidas, vai aproveitar muito mais os romances que virão (e claro que eles virão). Cá para nós, faz um bem danado para a pele reativar o desejo, beijar muito, viver noites calientes. E, quando estiver curtindo de verdade as maravilhas de ser livre, leve e solta, é bem capaz de aparecer algum pretendente na medida para ocupar o posto de oficial. Nesse momento, vá em frente, mulher! Certamente já estará pronta para mergulhar em outro amor.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s