Saiba como lidar com aqueles fios chatinhos que ficam na testa

Eles têm poder de arruinar qualquer penteado e acabar com seu humor. Mas alguns truques podem ajudar a esconder e diminuir esses cabelos rebeldes.

Calma! Eles são terríveis mas não impossíveis de lidar. Veja como:

Cabelos novos arrepiados

Geralmente são resultado da queda de cabelo provocada por mudanças hormonais. “O fio novo nasce enfraquecido e não consegue crescer, aí arrepia”, explica Thony Rodrigues, cabeleireiro do Jacques Janine Itaim, em São Paulo.

Como lidar
Mais importante do que disfarçar é tratar. Por isso, consulte um médico para avaliar se a causa é mesmo alteração hormonal. Depois de identificado o problema, um dermatologista pode te indicar produtos à base de queratina e proteínas, que encorpam os fios, e vitamina B5 para nutrir o bulbo capilar (onde o cabelo nasce).

Enquanto você se cuida de dentro para fora, use um reparador de pontas, óleo ou sérum para controlar o problema. Coloque uma gotinha do finalizador no dedo indicador, espalhe nos outros e coloque tudo abaixo!

Cabelos que nascem enroladinhos

Eles aparecem perto da testa, nas laterais da cabeça e na nuca. A causa também é alteração de taxas hormonais – isso pode acontecer durante a gravidez ou quando há uma troca na pílula anticoncepcional, por exemplo.

Como lidar
Seu cabeleireiro pode alisar os fios da região com progressivas à base de aminoácidos ou tioglicolato de amônia, menos agressivas. Para mantê-los sempre alinhados, você pode repetir o tratamento a cada 90 dias. E, no dia a dia, para ajudar a deixá-los baixinhos, chapinha e spray de fixação.

Redemoinhos

Têm origem genética e são causados por alterações no bulbo capilar que vão determinar o sentido de crescimento dos fios.

Como lidar
Infelizmente é impossível fazer o cabelo crescer no sentido correto, mas dá para camuflar. Comece pelo corte certo. “Evite os desfiados e foque nos  mais retos que deixam o fio pesado e ajudam a esconder as falhas”, diz o cabeleireiro  Rodolfo Sena, do Vimax Beauty, de São Paulo.

Fios quebrados na franja

Há duas causas principais: tratamentos químicos, como progressiva e descoloração, que danificam as mechas e provocam a ruptura da fibra capilar, e escovação excessiva ou forte demais – a ação mecânica faz o fio se partir.

Como lidar
É preciso diminuir a frequência de tratamentos agressivos e escovar os fios sem fazer muita força, sempre das pontas para cima, nunca o contrário. Usar uma pequena quantidade de óleo ou sérum para finalizar ajuda a controlar a rebeldia.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s