Como tratar questões de beleza com base nos sinais que seu corpo dá

Sua pele é um reflexo do que acontece em seu organismo.

Especialistas estão cada vez mais adotando uma abordagem holística para explicar as pistas que a pele dá sobre o que está acontecendo dentro do nosso corpo, explica a dermatologista Ellen Marmur, de Nova York. “É uma ciência de observação, em que partes do rosto correspondem a diferentes órgãos internos”, completa Lillian Pearl Bridges, autora do livro Face Reading in Chinese Medicine. Veja como lidar com algumas questões com base em razões internas e externas do corpo:

Testa e couro cabeludo

Comportamento interno: A área está conectada ao sistema digestivo, e problemas podem sugerir que você está comendo como uma adolescente. “Estudos descobriram que produtos lácteos, alimentos processados, açúcar e carboidratos pioram a acne”, diz Marmur.

Como lidar: “Mantenha um diário alimentar, e se você perceber que já exagerou, corte por uma semana os alimentos acima citados e veja que os problemas vão melhorar “, diz Bridges. 

Comportamento exterior: “O cabelo que fica em contato com a pele pode causar o aparecimento de espinhas, porque os produtos à base de óleos para os fios entopem os poros”, diz a dermatologista Cybele Fishman, de Nova York. 

Como lidar: Pela manhã, use um produto antiacne e mantenha a pele limpa durante o dia. À noite, use produtos com ácido salicílico para descongestionar os poros.

Em torno das sobrancelhas

Comportamento interno: Estes problemas estão relacionados ao fígado e aos rins. “Beber álcool e ingerir alimentos processados com frequência pode causar inflamações no corpo com efeitos que se refletem na pele”, diz Marmur.

Como lidar: Hora da desintoxicação. “Sucos verdes diários com couve, espinafre e pepino ajudam a desintoxicar o fígado e hidratar o corpo; água potável com limão elimina as impurezas e limpa a pele “, diz Bridges. 

Comportamento exterior: Sua pele irrita depois de depilar as sobrancelhas? Diferentes métodos podem causar acne inflamatória.

Como lidar: Use mel como tratamento para acalmar a pele. “O mel é naturalmente anti-inflamatório e antibacteriano, e sua função umectante pode ajudar – deixe agir por 15 minutos e depois enxague”, recomenda Fishman.

Bochecha

Comportamento interno: A área está relacionada aos pulmões. Espinhas podem então significar muita exposição à poluição ou o hábito de fumar. “Ambas as causas aumentam o estresse oxidativo, que agrava a acne”, diz Fishman.

Como lidar: Antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos que causam inflamação e podem ajudar a prevenir problemas de pele, provou um estudo recente. Aplicar um produto antioxidante todos os dias combinado ao uso de algum suplemento à base de zinco ajudam a acalmar as inflamações na pele.

Comportamento externo: A maquiagem ou os tratamentos comésticos podem ser os vilões. “Produtos com óleos – mesmo aqueles considerados bons, como os de coco – podem entupir os poros”, diz Fishman. Outro suspeito: o seu celular que carrega várias bactérias.

Como lidar: Usar produtos sem óleo para a limpeza dos poros, nunca dormir sem antes retirar a maquiagem e manter o celular limpo.

Queixo

Comportamento interno: Espinhas podem indicar um descontrole hormonal. “Variações pré-menstruais nas taxas de estrogênio e testosterona podem ativar as erupções de acne”, diz Marmur.

Como lidar: Converse com o seu médico sobre o uso de pílulas anticoncepcionais, que ajudam a regular os níveis de hormônio. Outra alternativa recomendada por Fishman é o uso de uma pílula que bloqueia o efeito da testosterona sobre a produção de óleo.

Comportamento externo: Você costuma apoiar o queixo em suas mãos? O hábito é uma linha direta de transferência de bactérias para o rosto. “E se você costuma cutucar a pele só vai inflamar ainda mais a área e o aspecto da espinha vai piorar”, diz Marmur.

Como lidar: Tira a mão daí! Coloque lembretes em post-its em seu computador ou no espelho do banheiro se for preciso. Outra dica: uma semana antes da sua menstruação, utilize um esfoliante suave à noite. E se as espinhas resistirem? Apele para um tratamento local à base de ácido salicílico.

Nariz

Comportamento interno: O centro da face está associada ao coração. Qualquer vermelhidão ou manchas podem ser reflexo do estresse, diz Marmur.

Como lidar: Experimente algumas técnicas para aliviar o estresse, como respiração profunda, meditação e yoga. E certifique-se de descansar o suficiente e manter uma agenda de exercício físicos para reduzir o excesso de cortisol e acalmar a pele.

Comportamento externo: “A existência de uma grande quantidade de glândulas de óleo faz do nariz um território privilegiado para o desenvolvimento da acne”, diz Fishman.

Como lidar: Produtos com ácido salicílico e enxofre são ótimos para manter o controle do óleo e das inflamações. Aplique uma máscara com um destes elementos duas vezes por semana e mantenha a zona T do rosto sempre limpa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s