Atriz trans Daniela Vega é impedida de receber prêmio no Chile

Documentação com nome masculino foi apontada como empecilho

Estrela de Uma Mulher Fantástica, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro este ano, a chilena Daniela Vega iria receber esta semana o título de cidadã ilustre de Ñuñoa, distrito de Santiago. O problema é que o nome de batismo da atriz ainda consta em seus documentos, já que esse tipo de alteração não é permitido no Chile. “A quem entregaríamos o prêmio? Se temos a identidade de um homem, não podemos entregá-lo a uma mulher”, justificou o prefeito de Ñuñoa à imprensa local ao voltar atrás em sua decisão de honrá-la por suas últimas conquistas.

Após um encontro recente com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, Daniela se posicionou sobre esse aspecto da legislação vigente no país. “Minha identidade possui um nome que não é meu porque o país onde nasci não me dá outra possibilidade. O tempo está passando e nós continuamos esperando”, disse em alusão ao fato de que o projeto de lei necessário para essa mudança aguarda a aprovação do Senado há quase cinco anos.

A solução encontrada para o impasse foi a criação do Premio Comunal a las Artes (Prêmio Municipal às Artes, em português). Mas é claro que o assunto rendeu (e vai continuar rendendo) discussões acaloradas nas redes sociais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s