Pathy Dejesus fala sobre a falta de oportunidades para os negros

Atriz se emocionou ao falar das sobrinhas

Pathy Dejesus é atriz, DJ e está sempre em alta. Mas quem vê sua carreira hoje nem imagina o que ela passou para chegar até aqui. Não foi fácil. Em entrevista ao canal do Youtube do jornalista Alvaro Leme ela abriu o coração e chegou a se emocionar ao falar sobre como a sociedade hoje se comporta de forma diferente com os negros — cenário bem distinto do que ela enfrentava há uns anos.

“Quando comecei a procurar emprego uma coisa era muito clara: boa aparência significava não ser negro e diferente de qualquer forma estética que não fosse o jeitinho europeu: branco, cabelo liso.(…) Uma recepcionista nunca seria negra. Hoje é deselegante, dá B.O., tem lei para isso”, contou. Outra situação que a marcou muito foi a falta de bonecas negras em sua infância e adolescência. Quando se tornou modelo e fez sua primeira viagem para Milão, Pathy viu uma Barbie negra pela primeira vez. Ela já tinha 18 anos. “Acredita que fiquei devendo meu primeiro cachê para agência porque comprei a Barbie. Hoje tenho uma coleção com mais de 40”, contou.

Mas emoção mesmo rola ao falar das sobrinhas que são negras e têm uma confiança que ela não sentia na mesma época da vida. “Não tinha nenhuma menina negra próxima a mim e eu tinha muitas questões, desde as mais bobas como ‘Eu nunca vou ter um namorado?’, porque nenhum dos meus amigos se atraia por mim. Dentro do meu coração sabia qual era minha vocação, mas quem eu tenho perto, que saiu de onde eu sai? Daí eu olho para as minhas sobrinhas e não as vejo se questionando se podem ser uma modelo, se elas podem entrar na faculdade, trabalhar na televisão porque têm uma tia que fez isso. Eu olho para dentro da minha família e represento muito para elas. É muito maneiro ser a representatividade para outras pessoas, mas dentro de casa, para mim, é um troféu de verdade. Tenho muito orgulho de olhar para minhas sobrinhas e ver pretinhas crescendo com orgulho de ser negra e sem medo de enfrentar o mundo”, contou.

Assista:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s