Conheça os artistas pop que mais lacraram em todos os tempos

Eles conquistaram seu lugar por viver uma vida honrando a hashtag #semregras

Madonna – porque sim, claro, sempre!

O impacto cultural causado por Madonna no mundo é uma força até hoje presente e reconhecida por inúmeros artistas. O legado musical, visual e mercadológico criado pela cantora é único e sua influência é sempre comparada com o que Beatles e Elvis causaram no mundo. É a artista feminina que mais vendeu discos até hoje, provocando a sociedade ao falar de sexo, religião e feminismo. Palavras como empoderamento, que ouvimos muito hoje em dia, já era tema abordado por Madonna em músicas como Express Yourself, por exemplo. Mas foi na época da música Justify My Love e do disco Erotica que todo mundo ficou chocado com a coragem e a criatividade da artista. Ninguém havia cantado, falado e mostrado sobre sexo de forma tão aberta e explícita como ela na música pop. Além do disco, Madonna lançou o livro Sex, censurado em vários países. A publicação trazia fotos da cantora realizando as fantasias sexuais mais variadas possíveis. Eram cliques belíssimos do fotógrafo de moda Steven Meisel mostrando a cantora nua ao lado de modelos e artistas em cenas de sexo hétero, gay, bissexual… Eram lésbicas se amando, sadomasoquismo e tudo com muita ironia e senso de humor. As cenas foram registradas também em vídeo, que resultaram no lançamento do clipe de Erotica. Ela não é chamada de rainha do pop à toa. Esse talento para a provocação sempre foi proporcional ao talento para a criação de músicas e clipes que o mundo até hoje não esqueceu.

 

Michael Jackson e seu thriller

Um dos maiores discos da música pop de todos os tempos também é um dos mais inovadores na indústria do entretenimento. Michael Jackson não só quebrou as regras ao lançar Thriller mas também quebrou inúmeros recordes. O trabalho do Rei do Pop ainda é o álbum mais vendido de todos os tempos no mundo! Junto com o produtor Quincy Jones, Michael Jackson mudou o cenário com uma mistura genial de gêneros nunca vista antes na música pop. Tinha flerte riquíssimo com a música clássica (os violinos de She’s Out of My Life), com as baladas soul (Human Nature) e também com o rock (lembra daquele solo de guitarra em Beat It?). Michael também mostrou ao mercado fonográfico uma nova forma de vender o seu produto, o disco. Criou um clipe que mais parecia um filme de terror, com mais de oito minutos de duração, cheio de mortos-vivos, suspense e dança com coreografia incrível. Michael elevou o nível da produção audiovisual dos clipes e o impacto se vê até hoje.

 

Beatles – de boy band a banda histórica

Sabe quem está fazendo 50 anos? O álbum que marcou e mudou a história do rock. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, foi o primeiro a transformar o subversivo gênero do rock em arte. Os Beatles, que já eram famosos, quebraram as regras e arriscaram em algo diferente. Era algo novo que poderia afetar a carreira deles para sempre. O resultado é um dos discos mais importantes do século, com uma capa que virou referência de cultura pop e músicas como Lucy in the Sky with Diamonds e With a Little Help from My Friends.

 

Carole King antes de todas

Tapestry foi o primeiro disco de uma artista feminina a ficar por mais de 15 semanas no primeiro lugar da Billboard. Um recorde que Carole King, uma das melhores compositoras de todos os tempos da música moderna, teve por mais de 20 anos. É um disco que tem hit atrás de hit. São músicas para curar o coração, fortalecer a amizade, enaltecer a própria beleza. Foi por causa desse disco que o termo “pop romance” começou a ser usado. São músicas com sentimentos profundos sobre  amor, de um jeito que ninguém havia escrito antes. Carole King abriu as portas para outras artistas femininas falarem tão abertamente sobre as angústias, desejos, sofrimentos e sentimentos mil. Sem medo algum, sem vergonha alguma e com muito orgulho. Não existiria Alanis Morissette, Tori Amos, Sheryl Crow, Avril Lavigne e muitas outras não fosse pelo Tapestry da Carole King.

 

E hoje em dia…

Pabllo Vittar

Existe uma história recente do pop brasileiro que está sendo criada por causa desse artista que chegou para confundir a cabeça de quem ainda pensa em gênero feminino e masculino do jeito dos nossos avós. O mais legal? Pabllo faz isso de forma natural. Seu trabalho, seus clipes, criações, redes sociais e apresentações ao vivo são cheios de humor e alegria porque assim é sua personalidade. Seu clipe para a música K.O. já tem mais de 120 milhões de visualizações e sua música com Anitta e Major Lazer, Sua Cara, já tem um dos clipes mais assistidos de todos os tempos em menos de 24 horas. Pabllo chegou para fazer a gente dançar, celebrar o amor, a diversidade e com isso vem quebrando as regras.

Johnny Hooker

Não podemos nos esquecer de Johnny Hooker. Um cantor de Recife que canta sobre o amor marginal com uma voz rasgada de blues que lembra a de Cássia Eller, com uma dor que lembra a de Angela Ro Ro, com um romantismo que lembra Cazuza e com uma força pop de quem é fã de Madonna. Lembra o glam rock dos anos 70, em que artistas como David Bowie usavam maquiagem, salto alto, roupas até então consideradas “de mulher”? Johnny Hooker faz uso desse estilo. Ouvi-lo cantar é como sentir o coração rasgar. Ele tem uma força gigante e traz um discurso muito atual sobre as relações amorosas dos tempos atuais.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s