David Friedman, maestro da Disney, tem muitas histórias para contar

Ele foi o maestro das gravações de A Bela e a Fera, Aladdin, Pocahontas e O Corcunda de Notre Dame

David Friedman não esconde o brilho no olhar ao lembrar do seu trabalho na Disney nos anos 90. Ele foi o maestro das gravações de A Bela e a Fera, Aladdin, Pocahontas e O Corcunda de Notre Dame ao lado do time de compositor e letrista Alan Menken e Howard Ashman.

Desde então teve muitos outros sucessos na sua carreira dentro e fora da Disney como compositor, diretor musical e maestro. E este ano está concorrendo a diversos prêmios com o seu mais recente musical Desperate Mesures, sucesso de bilheteria em cartaz no circuito off-Broadway.

Entre eventos de premiação de teatro, David bloqueou a sua agenda para a estreia do documentário Howard, que estreou no Festival de Cinema de Tribeca. O filme é uma mina de ouro para qualquer fã da Disney, uma vez que ao explorar a vida e trabalho de Howard Ashman, letrista e responsável pelo formato dos filmes A Bela e a Fera, Aladdin e A Pequena Sereia, traz cenas inéditas dos bastidores destas produções.

Durante o festival, o maestro contou com exclusividade à COSMO um pouco da sua participação na renascença da Disney principalmente em A Bela e a Fera.

Como foi para você revisitar essa parte da sua vida e momento histórico do cinema?

Sabe, é um período da minha vida que sempre vou guardar com carinho. Trabalhei com o Howard e Alan desde o início dessa parceria com a Disney. Não sabíamos se o novo formato daria certo, mas eu amava Howard e acho que ele era um gênio. Foi uma era dourada para mim e claro que para a indústria também.

O filme traz muitas cenas das gravações da trilha de A Bela e a Fera no estúdio, e você tem um papel central nisso. Como é ver hoje publicado essas imagens que seriam apenas um registro?

É engraçado, sabe? Esse filme foi mostrado em um evento especial antes para amigos e família de Howard, mas não pude ir. No dia seguinte me ligavam dizendo “você está por todo o filme”, então acho que deve ser por causa dessas cenas no estúdio. Eu fico muito feliz de ter um registro especialmente dessa gravação e acho ótimo que o público tenha acesso a essas cenas hoje. Foi um momento histórico.

Você tem alguma lembrança favorita desses dias no estúdio?

Quando Angela Lansbury [Sra Samovar] gravou Beauty and the Beast, a música tema do filme, ela estava cantando bem na minha frente olhando para a minha cara. Poucos podem dizer que viveram algo parecido.

Para nós expectadores, parece que o clima no estúdio era algo muito especial. Vocês sentiam isso?

Sim, era muito especial. Já era o segundo filme, então a gente tinha a consciência que estávamos quebrando barreiras e estávamos indo numa direção certa. Era algo totalmente inovador que começaria toda uma nova era em filmes de animação. O Alan é extremamente talentoso, ele trazia uma musicalidade muito bonita e nova. O Howard tinha tanto amor pela ideia e isso acaba influenciando todo mundo.

Por que você acha que A Bela e a Fera teve esse efeito tanto para o público quanto por trás das câmeras?

Sabe o que acontece, nós éramos todos do teatro musical. E poder fazer o que fazíamos no teatro para o cinema era a novidade. Era um time incomparável. Tínhamos os melhores músicos, os melhores cantores, e não havia limites que o palco as vezes impõe. Então estávamos fazendo um musical dentro da circunstancia mais luxuosa, grandiosa e maravilhosa possível. Eu amei trabalhar com Howard e Alan. Foi de fato um período muito feliz para trabalhar e acho que isso transparece no resultado final.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s