4 dúvidas sobre investimento na bolsa de valores respondidas

Quer investir e não sabe como? Denise Damiani, autora de Ganhar, Gastar, Investir — O Livro do Dinheiro para Mulheres (Sextante), ensina como virar o jogo

Em uma fase em que os juros da economia estão mais baixos, você pode pensar em procurar opções de aplicação que possam render mais, pois a renda fixa pode não parecer tão atrativa. Aí entram as opções de renda variável. Se essa for sua escolha, fiz um guia prático para você aplicar em ações.

 

O que são ações e como funcionam as bolsas de valores?

As ações são partes de uma empresa. Aquelas que são fechadas têm um grupo restrito de donos. Já as abertas colocam parte da propriedade para serem adquiridas por pessoas desconhecidas que tornam-se sócios delas. A bolsa de valores é quem cuida de colocar essas ações disponíveis no mercado.

Qual o perfil de quem quer investir em ações? Moderado ou ousado?

Qualquer um se encaixa para aplicação em ações, desde que tome alguns cuidados. Não tenha mais do que 10% do total de seu patrimônio investido nelas. Elas podem estar valendo pouco quando você precisar vender, e se for seu único dinheiro terá que vender na baixa.

Por onde começo? Como escolher?

Quem é iniciante não deve comprar ações diretamente. Escolha fundos de ações que são geridos por profissionais. Eles ficam com a função de escolher por você as melhores no momento, analisam as empresas, compram e vendem quando entendem ser a hora mais adequada. Uma pessoa não especialista nunca conseguirá fazer isso bem. Corretoras e gestoras especialistas em renda variável são a melhor solução.

Tem valor mínimo para investir? Quais são os riscos?

Cada fundo tem um valor mínimo necessário, até abaixo de 500 reais. Com relação aos riscos, saiba que ninguém pode garantir rentabilidade. Então melhor não colocar em ações o dinheiro que você tem data prevista para usar. Deixe em renda variável a parte de que não precisa dispor de emergência e quer ver crescer a mais longo prazo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s