4 táticas para mudar o jogo no trabalho

Para turbinar a carreira, você precisa de foco e algumas estratégias para seguir.

 

Batalhe pela promoção

Claro que todo mundo trabalha para ter dinheiro, mas às vezes trabalhar em um lugar que oferece desafios profissionais em um ambiente saudável e com valores compatíveis com os seus pode compensar. Se está satisfeita com esses dois, então vale a pena procurar saber o que precisa para alcançar a promoção.

Analise com maturidade se você está entregando os resultados esperados. As pessoas não são promovidas se elas já não estiverem cumprindo as metas exigidas para o seu cargo. Se não faz isso, reveja seu engajamento e passe a entregar resultados urgentemente.

Ah, já faz? Então está na hora de começar a alargar as entregas desses resultados. Amplie sua contribuição fazendo além do que foi pedido e esperado, de forma que a empresa veja que você já tem condições de subir um cargo.

Atenção! Tem empresas que sinalizam que não têm mais espaço ali para crescer, principalmente nas administradas por família. Se esse for o seu caso, a saída é buscar novas oportunidades no mercado.


Mude de chefe ou área

Mesmo entregando os resultados esperados, e os extras, e ainda assim a coisa não anda, reveja sua relação com o seu superior direto. Pode ser pessoal. Não que ele, ou ela, desgoste de você. O problema é não enxergar potencial.

Se você é líder, já formou seu sucessor? Se não, reveja isso. Muitas empresas evitam movimentar chefes que não formaram sucessores por uma questão simples, quem vai ficar no seu lugar? Resolva isso. Não tenha medo.

Formar alianças com outras áreas, encontrar outros caminhos na empresa pode ser uma solução quando alguém não enxerga seu potencial. Mas aja com muita discrição. Não solte aos quatro ventos que está insatisfeita e quer mudar de chefe. Você pode queimar seu filme com o chefe atual, o futuro e com os colegas. Antes, tente uma conversa com o gestor de RH para descobrir outras possibilidades.


Pegue novos desafios

Assumir novos projetos sem abrir mão da função antiga é a melhor forma de mostrar polivalência dentro da empresa. Multifuncionalidade é uma qualidade muito valorizada pelas companhias. A partir daí é possível, naturalmente, adquirir novas funções e ser absorvida por outras áreas, livrando-se assim do chefe de uma forma mais politicamente correta.

Gestão de equipe é um dos aspectos principais de uma executiva, ou quem pretende se tornar uma, pois demanda maior capacidade de inspiração, liderança e organização. Dominar uma equipe vale mais do que assumir um outro projeto, mas desde que a gestão seja um pilar valorizado dentro da empresa. Se esse não for o caso da sua, parta para um voo solo, assumindo outros projetos individuais, pois mostra que pode se adaptar a outras realidades e isso é mais importante que assumir gestão para algumas empresas.

 

Aumente seus conhecimentos

Avalie suas competências, conhecimento nunca é demais. Procure saber com o seu superior direto ou com o gestor de RH quais qualificações podem ajudar na sua carreira. Veja se a empresa oferece algum treinamento. Mas não fique amarrada apenas a essa possibilidade. Pague você mesma seus cursos. Para isso, é preciso se estruturar financeiramente. Cuidar da carreira também é cuidar das finanças pessoais. E quando conseguir chegar onde quer, continue se aperfeiçoando. Faça diferente, reinvente e suprima gaps. O segredo é não se acomodar.

 

Fontes: Thais Pegoraro, gerente da consultoria em recrutamento Michael Page, no Rio de Janeiro; Vera Vasconcelos, consultora de carreira empresa de outplacement Produtive, em São Paulo; Eliane de Rezende Brechtbüll, consultora e diretora da e.pia Consultoria de Estilo; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Banco Mundial; Dow Jones VentureSource; Estudo Winning Woman Mulheres Empreendedoras 2012 da consultoria EY.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s