6 destinos para fazer uma viagem incrível e diferentona

Época certa, passeio obrigatório, “lá você tem que ir”... Liberte-se de tudo isso também na hora de planejar suas férias.

Cultura em vez de compras

Sabia que dá para fazer um roteiro cultural em Miami no lugar de se jogar nos outlets? Comece com uma caminhada da Miami Design Preservation League, que mostra o maior conjunto de arquitetura art déco do mundo (25 dólares) e com uma visita ao museu de arte contemporânea e latina Pérez Art Museum (16 dólares). Depois, confira a arte de rua. Inaugurados em 2009, os Wynwood Walls (grátis) formam uma galeria de arte urbana a céu aberto, com obras de grafiteiros do mundo todo. Dica: o boom artístico acontece em dezembro, com eventos importantes do mercado de arte. Nessa época, tem as feiras Miami Art Basel, no Miami Beach Convention Center (dias 7 a 10), e Art Miami (dias 5 a  10), em Downtown. Rolam até vernissages e obras expostas dentro de iates. Afinal, estamos em Miami!

 

Corrida no tempo

Patrimônio Mundial da Unesco e com uma área de 400 quilômetros quadrados, o complexo de templos de Angkor Wat, no Camboja, parece estar preso a outra era. Para conhecê-lo, os turistas escolhem o tuk-tuk (microvan) ou a bicicleta, mas você pode inovar e fazer tudo correndo. Claro que o preparo terá que ser longo, mesmo se você já seja praticante do esporte. Animou? Saiba que a 22ª Meia Maratona Internacional de Angkor, em dezembro, percorre as principais atrações do parque. Você vai passar, por exemplo, pelo Ta Prohm, que foi cenário do filme Tomb Raider, com Angelina Jolie. Também haverá provas menores, de 3 e 10 quilômetros (inscrições em cambodia-events.org). O ponto de partida para lá é a cidade de Siem Reap, que tem boa estrutura turística, com hotéis e restaurante para vários tipos de orçamento.

 

Carnaval silencioso

A 20 quilômetros de Punta del Este está a calma José Ignacio. A cidade de praia tem uma pegada exclusiva e rústico-chique e há boas opções de hotéis e beach clubs. O La Susana, do Bahia Vik, é um dos melhores hotéis locais e aceita não hóspedes no bar e no spa. Entre 17 e 19 de novembro, vai acontecer lá o primeiro Wellness Retreat, programa de três dias com aulas de ioga, respiração e cozinha saudável. Sai por 1 200 dólares (cerca de 3 800 reais) por pessoa. Não vai dar para agendar a viagem na data? O spa deles oferece de shiatsu a massagem sueca (com técnicas de deslizamento e fricção para aliviar as tensões) o ano todo.

 

6 dicas para planejar uma viagem dos sonhos com as amigas

7 dicas para que uma viagem a dois seja perfeita

 

No reino da carne, seja veggie

Fato: a qualidade da carne, os vinhos e os preços atrativos dos restaurantes fazem os olhos brilharem quando se fala de Buenos Aires. Mas, como em muitas capitais pelo mundo, a onda vegetariana e vegana trouxe à cidade outra possiblidade. E você vai poder mudar seu conceito com um roteiro sem carne. Dá para começar a experiência provando o menu do Bio, localizado no bairro de Palermo Hollywood. É o primeiro restaurante com certificação orgânica do país e tem receitas como o risoto de quinoa com cogumelos e queijo de cabra. Já a feira orgânica Sabe la Tierra é um dos points naturebas mais legais da capital, e acontece toda semana, da turística Calle Florida (sábados, das 10 às 17 horas) a bairros mais distantes do centro. Lá tem, além de vegetais e frutas, cosméticos e até roupas que podem ser boas opções de presente. A programação pode incluir ainda cursos de horta e de sucos detox. Famosos no circuito saudável, os chefs Juliana Lopez May e Nestor Palmetti, fundador do Espacio Depurativo, que prega a limpeza do organismo por meio dos alimentos, dão cursos na capital argentina. Quem sabe não coincidem com a data da viagem?

 

Verão no fim do mundo

A localização de Ushuaia, na Argentina, proporciona uma longa temporada de esqui. Mas, depois dessa época, a beleza do último município ao sul antes da Antártida continua. No verão, trekkings e observação da fauna se tornam os passeios mais procurados. Na Ilha de Martillo, entre novembro e abril, um passeio de ônibus e bote leva à colônia com quase mil ninhos de pinguins. Já uma das trilhas do Parque Nacional da Terra do Fogo inclui canoagem com cerca de oito horas de duração. A agência de receptivo Brasileiros em Ushuaia te ajuda com os passeios. Depois de tanto caminhar, o descanso pode ser no bafônico Arakur, com diárias a partir de 200 dólares.

 

Réveillon em silêncio

E se a sua passagem de Ano-Novo fosse longe da muvuca? A 100 quilômetros da capital mineira, o Parque Nacional Serra do Cipó concentra cânions, riachos e cachoeiras das bacias dos rios Doce e São Francisco. O núcleo Brahma Kumaris, comandado por mulheres, foi fundado há 80 anos no atual Paquistão e promove retiros espirituais baseados na filosofia raja yoga. Este ano, o encontro para um 2018 melhor acontece entre 29 de dezembro e 1º de janeiro (500 reais por pessoa). A programação inclui caminhadas, meditação e refeições lactovegetarianas, a maior parte em silêncio. A região não tem caixa eletrônico e o posto de gasolina está a 30 quilômetros da portaria do parque nacional. Mais zen, impossível.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s