A história da modelo que quer mudar o mercado de consumo

Inspire-se na história de Camila que criou uma plataforma online de empréstimos entre vizinhos

Em 2014, a carioca Camila Carvalho, estudante de comunicação social, decidiu que faria algo para estimular o consumo consciente e investiu (do próprio bolso!) 15 mil reais em uma plataforma online de empréstimos entre vizinhos chamada “Tem Açúcar?”.

A ideia é simples: o usuário faz o cadastro e usa a ferramenta de busca para procurar o que precisa, seja um vestido de festa, seja uma barraca para acampar. O sistema pergunta a pessoas que moram na vizinhança quem pode ajudar, e quando alguém se manifesta o site coloca os dois em contato. “A questão da colaboração é essencial para um mundo mais sustentável”, diz.

Camila começou a pensar no assunto em 2009, ano em que morou em países como Índia e China, onde trabalhou como modelo. Lá, viu de perto a desigualdade social e como os muitos produtos vendidos por aqui são produzidos.

De volta para casa, fez design para a sustentabilidade e começou a estudar economia de compartilhamento. “Pesquisei sites de troca dos EUA e Europa e percebi que uma versão brasileira poderia ser contribuição para amenizar o consumo desenfreado”, diz. No modelo daqui, há a possibilidade de os usuários se avaliarem quanto ao cuidado com os itens emprestados e a vinculação com o Facebook, o que permite saber quem são os amigos em comum.

Por enquanto, não há retorno financeiro, mas ela está estudando formas detornar o negócio rentável. A primeira parte está bem cumprida: o site já tem 50 mil cadastrados em todo o país. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s