Brasil cai em ranking de igualdade entre homens e mulheres

País ocupa atualmente a 90ª posição em ranking do Fórum Econômico Mundial, ano passado ficou em 79º lugar.

Brasil caiu para a 90ª posição em ranking do Fórum Econômico Mundial que analisa a igualdade entre homens e mulheres de 144 países. A primeira edição desta pesquisa aconteceu em 2006 e o país havia ficado em 67º . Dos 10 países que lideram o ranking, seis são Europeus (dos cinco primeiros, quatro são nórdicos).

Dados Países que lideram o ranking.

Países que lideram o ranking. (Reprodução/Divulgação)

O relatório Global Gender Report foi divulgado nesta quinta-feira (02/11) e, segundo ele, as mulheres brasileiras enfrentam baixa participação em ministérios e no Legislativo, o que empurra o índica do país para baixo – mas já apresenta modestas melhorias em termos de paridade econômica.

O estudo também apresenta um subíndice chamado empoderamento político, no qual o Brasil caiu da 86ª posição para a 110ª. Isso mostra que dos 513 deputados federais, apenas 51 são mulheres. No Senado, nós representamos 13 das 81 cadeiras.

Dados Chama atenção o fato do Brasil ser o primeiro colocado nos índices de educação e saúde.

Chama atenção o fato do Brasil ser o primeiro colocado nos índices de educação e saúde. (Reprodução/Divulgação)

Entre diversos números apresentador por esse estudo, um dos mais chocantes é o que afirma que as mulheres precisariam de 217 anos para alcançar a renda dos homens – esse é a maior diferença entre gêneros em quase uma década. Saadia Zahidi, chefe de educação, gênero e trabalho do Fórum desabafou: “Em 2017 nós não deveríamos estar vendo o progresso para a paridade de gêneros ter um retrocesso. A igualdade de gênero é um imperativo moral e econômico. Alguns países entenderam isso e agora estão colhendo os dividendos das medidas tomadas para tratar o tema”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s