Como dormir bem em qualquer lugar

Está difícil dormir na sua própria cama? Espere até ir viajar! Separamos algumas dicas para que não seja um pesadelo dormir fora de casa.

Em uma cama estranha

São necessários uns dois dias para se acostumar com o cheiro, os ruídos e a temperatura desse novo lugar. É o que explica Michael Breus, psicólogo americano autor do livro The Power of When (“O Poder de Quando”, em tradução livre). E a cama é o maior obstáculo. “Dormir em uma cama diferente é como usar um sapato novo. Demora para se sentir confortável”, diz. Anote estas dicas

  •  Cama molenga? Se puder, peça um quarto com uma cama menor. “Quanto maior o colchão, maior a probabilidade de ser mole”, conta Michael. Muito dura? Use um edredom entre o colchão e o lençol.
  • Leve um travesseiro de que você goste, de preferência um que te ajude a encontrar uma posição já conhecida.
  • Sempre tenha um tapa- olhos. Esqueceu? Veja os lugares pelos quais mais entra luz e use itens do quarto para tapá-los. Por exemplo: use uma camiseta sua para cobrir o display do relógio digital.
  • Qualquer barulho acima de 60 decibéis pode afetar o sono (isso já enquadra o elevador e a porta batendo no quarto do lado). Leve um par de tampões de ouvido ou baixe aplicativos como White Noise e Sleep Pillow (gratuitos e disponíveis para Android e iOS), que reproduzem sons ambientes e da natureza e te ajudam a pegar no sono.

 

Em aviões, ônibus e carros

A pior coisa de dormir em um veículo em movimento é que você está sentada. Não é uma posição natural para o sono e assim seu corpo tem que trabalhar contra a gravidade para bombear sangue para o cérebro. Isso faz com que os batimentos cardíacos fiquem lá em cima. Além do barulho e do aperto. Anote estas dicas

  •  Se for possível, pegue o assento da janela. Apoiar a cabeça em algum lugar é sempre uma boa.
  • As almofadas de pescoço são o melhor amigo de um viajante. Para manter sua cabeça firme, coloque a abertura da almofada na parte de trás do pescoço — isso mesmo, ao contrário — assim seu queixo tem um apoio fofinho.
  • Não beba álcool. As bebidas alcoólicas levam a um sono superficial e interrompido, e, como ele é inconstante, diminui a probabilidade de você chegar a um estágio mais profundo. Além de te fazer ir ao banheiro toda hora — o que não é nada relaxante.

 

Em um colchão de ar

Seja acampando, seja na casa de praia do seu amigo, é sempre um martírio conseguir pegar no sono em um deles. Anote estas dicas

  • Quanto mais firme seu colchão estiver, melhor sua noite de sono será. Se você costuma dormir de costas, o colchão firme será bom para impedir que tenha dores na lombar. Se dorme de lado, isso protege os ombros.
  • Quando e como você vai enchê-lo é o segredo. A firmeza do seu colchão pode diminuir depois de você inflar inicialmente — totalmente normal. Coloque ar de novo antes de usar e logo antes de ir dormir.

 

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