Como pedir (e conseguir!) aumento de salário

Aprenda a fazer um plano de ação para pleitear um aumento justo e ver mais dinheiro cair na sua conta.

Como pedir (e conseguir!) aumento de salário

Ao pedir aumento, pise na sala do chefe com postura de vencedora e não como se estivesse pedindo desculpas por estar ali
Foto: Getty Images

O que você ganha é justo? 

 Se responder ‘sim’ a três ou mais afirmações abaixo, pode começar a mexer seus pauzinhos e pedir um reajuste.

. Não recebi aumento no último ano.

. A companhia em que trabalho teve um ano de resultados brilhantes.

. Minhas responsabilidades aumentaram, minha função mudou e… meu contracheque continua o mesmo.

. Meu chefe recebeu uma promoção, mas meu salário nem se mexeu.

. Sou insegura demais para pedir aumento.

 

7 dicas para conquistar o aumento de salário

1. Montar uma rede de fãs
”Para isso, é vital ter um bom relacionamento com a equipe”, diz a consultora em recursos humanos Vivian Faria, sócia da Sec Talentos Humanos, em São Paulo. Quando se sair bem em uma tarefa, garanta que a chefia saiba por meio de suas colegas (aquelas parceiras, que estão com você para o que der e vier). E, caso receba algum elogio de fora da empresa, comunique: ”Fulano de tal mandou um e-mail dizendo que aprecia nosso trabalho”.

2. Pedir opinião
Envie ao seu chefe uma atualização das atividades que realiza e peça avaliação. ”Se deixar para receber feedback apenas uma vez por ano, corre o risco de passar muito tempo trabalhando de forma inadequada”, ensina Vivian.

3. Conhecer o chefe do chefe
O ideal é aproveitar encontros casuais nos corredores para se apresentar. ”Comentar o desenvolvimento da empresa ou contar o que seu departamento tem realizado é um ótimo início”, sugere Gustavo Cerbasi, sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro e autor do best seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Gente).

4. Ser a menina dos olhos
”Mostre empenho em realizar seu trabalho mesmo quando assumir uma missão que não a agrade tanto assim”, sugere Cinthia Santos, consultora de recursos humanos da Alliage Consultoria, em São Paulo. ”Assim, trará inspiração para o grupo.”

5. Ser louca por desafios
Se solucionou um problema, não diga ”Graças a Deus, acabou”. Deixe claro que aprendeu com ele. Passará a mensagem de que soube lidar com a responsabilidade.

6. Pleitear benefícios
Pode ser mais fácil – e vantajoso – pedir subsídio para cursar aquela pós caríssima do que conseguir um aumento. Para a empresa, o investimento renderá uma vantagem direta: ter uma profissional mais bem preparada.

7. Descobrir se desse mato sai coelho
Se a resposta para as suas investidas for sempre não, talvez seja hora de partir para outra. ”Procure estudar propostas mesmo quando não tiver planos de trocar de companhia”, sugere Gustavo. ”Assim poderá se recolocar rapidamente quando sair.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s