Como seu chefe pode ajudar você a crescer na carreira

Saiba como seu chefe pode dar dicas de acordo com seu desejo profissional

Saiba como seu chefe pode ajudar você a crescer na carreira
Foto: Getty Images

 

Do mesmo jeito que você pede informação ao procurar uma rua, também precisa de referências para a carreira. Nesse trajeto, seu chefe pode ser o melhor GPS. Saiba como programá-lo se deseja:

Investir em um negócio próprio
Antes de decolar em carreira solo, pesquise o mercado e veja se consegue aproveitar seu conhecimento para suprir uma necessidade do setor onde trabalha. Se esse for o caso, converse com seu chefe como se ele fosse um mentor, perguntando a opinião dele e contando seus planos

Mudar de área dentro da empresa
O primeiro passo é saber para onde quer ir. Aí, converse abertamente com seu chefe, perguntando se ele acha que uma oportunidade em outra área seria boa para você. Deixe claro que não é nada pessoal: você gosta do que faz, apenas procura outros desafios. Um bom supervisor pode ajuda-la a se preparar (e até indica-la) para uma nova vaga.

Mudar para a empresa concorrente
Situação delicadíssima! Nesse caso, dependendo da chefia, talvez seja melhor comunicar a intenção de sair quando estiver prestes a pedir demissão. Comece o papo se dizendo agradecida por ter trabalhado ali e como aprendeu nos últimos anos. Depois, seja direta: conte que recebeu uma proposta e quer aceitá-la, mas adoraria voltar para trabalhar com seu gestor no futuro.

Crescer no departamento
Se seu superior treina funcionários, escolha um bom momento para a conversa (evite o assunto se estiver no meio de uma onda de demissões). Nunca diga que, caso a promoção não saia, vai pedir as contas. Isso pode passar a impressão de que você é do tipo que faz qualquer coisa para crescer, queimando sua reputação ali dentro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s