Como ter reconhecimento no trabalho

Confira 8 dicas de ouro para ser reconhecida no seu emprego e conquistar a promoção

Como ter reconhecimento no trabalho

Sabe aquela colega que só reclama, faz fofoca, se sente a mais injustiçada das criaturas? Fique longe dela
Foto: Getty Images

Vender-se melhor
Divulgue, sem parecer arrogante, seus feitos, e não esconda os anseios. Se não contou que tem interesse em trabalhar na área de vendas, não poderá reclamar se a empresa contratar alguém de fora.

Não depender dos outros
”Não se pode esperar elogios 24 horas por dia. O reconhecimento é importante, mas não incondicional para produzir bem”, fala Alexandrina Meleiro, psiquiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo. E seguir em frente apenas com estímulo de terceiros é sinal de insegurança. Mais: o chefe pode valorizá-la de outra maneira que não seja elogio. ”As tarefas delegadas a você e a liberdade que conquistou são formas de reconhecimento”, sugere Andréa Sanches.

Cultivar o amor pelo trabalho
Participar de dinâmicas de motivação promovidas pela empresa não surte efeito se você não tem paixão pelo que faz. Essa é a mola para produzir melhor e encantar os outros com seus resultados. ”Eu jamais reconheceria alguém que fica sentada o dia todo em sua mesa esperando que o trabalho apareça”, avisa Priya Patel, diretora de marketing da Unilever. ”O profissional valorizado deve esbanjar proatividade.”

Ficar longe de gente desanimada
Sabe aquela colega que só reclama, faz fofoca, se sente a mais injustiçada das criaturas? Nunca será reconhecida. E, se você se deixar influenciar por ela, também não. ”Pessoas resistentes e pessimistas minam o desempenho da equipe, quando deveriam ajudar a manter um bom clima de trabalho”, avalia Roberta Morelli, diretora da Del Valle.

Investir em aprimoramento
Faça cursos, participe de palestras, aprenda um idioma… Quanto mais conhecimentos e habilidades você tiver, mais segura e motivada ficará. ”Valorizo quem estuda e divide esse aprendizado com o time”, fala Ana Zamper, executiva da IBM.

Perguntar se merece
Este exercício não é fácil, mas necessário: avaliar se você é imprescindível para o grupo ou se superestima. ”Alguns profissionais têm dificuldade de fazer autocrítica e perceber que precisam ser melhores para conquistar reconhecimento”, comenta Andréa Sanches. Uma maneira é comparando seus resultados práticos com os de colegas. Se eles foram mais brilhantes (mesmo com menos experiência ou tempo de casa), é hora de se reciclar.

Pedir feedback
Numa hora mais tranqüila, chame seu chefe para um café e diga que gostaria de saber como ele avalia seu trabalho, o que sugere para o seu aprimoramento e como enxerga o seu futuro na empresa. ”Lembre-o das ações que desenvolveu nos últimos tempos e que renderam bons frutos”, explica Roberta Morelli.

Mudar de empresa
Você tomou todas as iniciativas acima e continua infeliz no trabalho? Hora de buscar novas oportunidades. Atitude da produtora Priscila, de 28 anos: ”A companhia era pequena e não tinha mais o que me oferecer. Promoção? Só se fosse para a cadeira do meu diretor, o que dificilmente aconteceria. Um aumento me deixaria satisfeita por no máximo seis meses. Então, parti para outra. Trabalho em uma nova área e me sinto mais recompensada.”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s