Como ter sucesso em seus objetivos

Quer saber qual a estratégia que ajuda a realizar qualquer projeto? Confira a fórmula do sucesso nesta reportagem!

Como ter sucesso em seus objetivos

Tagarelar sobre suas metas gera em você uma falsa sensação de realização, tornando menos provável que corra atrás delas
Foto: Getty Images

Muita gente acredita que a melhor maneira de fazer um sonho virar realidade é espalhar para todo mundo os próprios planos. A lógica é simples: a quanto mais gente contar, mais se esforçará. Afinal, não vai querer ser tachada de fracassada caso largue o projeto no meio. Faz sentido, mas uma nova pesquisa feita na Universidade de Nova York mostra que o exato oposto é o que funciona. 

Estudiosos descobriram que tagarelar sobre suas metas gera em você uma falsa sensação de realização, tornando menos provável que corra atrás delas. Exemplo? Você diz a uma amiga que pretende correr maratonas e recebe um elogio pela iniciativa. De tão satisfeita, perde a motivação para acordar cedo e ir treinar. E qual a causa dessa falta de determinação repentina? Já colheu os benefícios de ser reconhecida como corredora. 

Não, não é fácil exercitar a discrição. Mesmo assim, vale o esforço. Pronta para tentar?

1. O poder do silêncio

Ok, você já entendeu que não precisa se abrir tanto na happy hour do trabalho nem para a sua manicure, mas será que pode pelo menos contar à sua melhor amiga ou ao namorado? Na-na-ni-na-não. A dra. Kathleen McCulloch, participante dos estudos e professora de psicologia da Universidade Estadual de Idaho, nos Estados Unidos, explica: ”Não contar a ninguém é uma garantia a mais de que vai perseguir aquele objetivo por si mesma”. E de que não fará dele simplesmente um pretexto para puxar conversa em festas. 

Além do mais, ao trancafiar seu sonho a sete chaves, não correrá o risco de a opinião alheia atrapalhar seu caminho. ”O que impede um monte de gente de realizar seus sonhos são os outros”, avisa Susan Wilson, consultora americana em psicologia. Imagine que decide revelar à sua prima o projeto de fazer um curso em determinada universidade e… ouve como resposta que aquela é um lixo! Há sérias chances de desanimar em vez de confiar no próprio instinto, certo? No fundo, até as pessoas amadas podem ter motivos para ser desestimulantes. Se anunciar que pretende fazer um MBA nos fins de semana, um bom amigo ou o namorado podem achar ruim o fato de ficar sem sua companhia e, inconscientemente, desviá-la da linha de chegada. 

Há ainda mais dois benefícios de manter seu sonho em segredo absoluto. 

Número 1: ficar desesperada para finalmente dividir sua conquista com todo mundo. E se esforçar triplamente para chegar lá o mais rápido que for capaz. 

Número 2: fazer algo única e exclusivamente por si mesma é um jeito de exercitar sua individualidade e se colocar em primeiríssimo lugar. ”As mulheres tendem a ultrapassar seus limites em privilégio dos outros”, diz a psicóloga Lucy Jo Palladino, autora de Acerte o Foco – Estratégias Inteligentes (Prumo). ”Então, se podem ter algo só delas, vão se sentir realmente especiais”, complementa Lucy Jo. 

2. Motivada para chegar lá

Manter a determinação sem suporte dos amigos e da família pode soar impossível, mas você consegue. ”Existe uma coisa chamada ‘teoria da realização de fantasia’ que comprovadamente nos ajuda a conseguir tudo o que desejamos”, acredita Kathleen. Essa teoria sugere que você imagine constantemente sua meta. E pense tanto nas consequências boas de conquistá-la como nas situações negativas com as quais terá que lidar: sacrificar tempo com os amigos, pagar cursos caros… ”Em geral, tendemos a pensar apenas na parte divertida ou focar nas dificuldades”, diz Kathleen. ”Ao considerar os dois lados, seu sonho parecerá mais possível.” Cercar-se de gente que tem alguma conexão com seus projetos é outro jeito de se estimular. Se almeja entrar para a indústria da moda, cole nos colegas fashionistas. Mesmo sem saber o que pretende, eles vão ajudá-la a manter o foco. 

3. Não me segurei. E agora?

Se você tem certeza de que não vai conseguir manter segredo por muito tempo, assegure-se de, ao menos, compartilhar seu sonho com a pessoa certa. ”Escolha alguém em quem confia, que nunca competiu com você e que tenha sido bem-sucedida ao correr atrás dos próprios objetivos”, aconselha Lucy Jo. Não consegue pensar em ninguém que complete a lista de exigências? Melhor respirar fundo, entrar em alfa, colocar fita crepe nos lábios. É que, nesse caso, fechar a boca continua sendo a melhor estratégia. 

Ainda assim está difícil se conter? Para extravasar essa vontade incontrolável de compartilhar seus planos, pode escrever um blog anônimo. Assim, conta ao mundo todo sem sofrer os efeitos negativos de expor seu segredo. Só certifique-se de desativar (mesmo!) os comentários. Lembra que é justamente a opinião alheia o que acaba minando sua motivação? 

Se você está batalhando por uma promoção…
Neste caso, fale sobre suas intenções somente com quem tem o poder de dar o novo cargo a você (aliás, se não disser que quer evoluir, ninguém vai descobrir!). Mas evite passar tal informação aos colegas, por mais que sejam amigos. É que um deles pode acabar soltando a fofoca no cafezinho e, antes mesmo que consiga a vaga, a empresa inteira vai saber. A consequência? Talvez seu superior não a considere profissional o bastante para merecer a promoção.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s